Publicado em: 30/08/2024 às 13:30hs
No primeiro dia da 47ª Expointer, realizado em 24 de agosto, a Fenasul Expoleite 2025 foi oficialmente lançada na Casa da Associação Brasileira de Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). O evento, agendado para o período de 14 a 18 de maio de 2025, marca o retorno da feira após o cancelamento da edição de 2024 devido às enchentes que afetaram a região.
Marcos Tang, presidente da Gadolando e da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), destacou a importância da realização da Fenasul Expoleite em sua data tradicional, sempre no terceiro fim de semana de maio. “Local e data são patrimônio”, afirmou Tang, que enfatizou o esforço do setor leiteiro em se antecipar na organização do evento. “Estamos dando um exemplo de mobilização e esperamos o mesmo comprometimento das autoridades”, acrescentou Tang, sugerindo que a Fenasul Expoleite possa servir como um laboratório para aperfeiçoar a Expointer de 2025.
Tang também mencionou os desafios enfrentados pelo setor leiteiro, que inclui a participação de mais de 110 vacas holandesas na Expointer deste ano, apesar das dificuldades causadas por enchentes e uma prolongada seca. “Estamos passando por uma situação crítica que precisa ser reconhecida e apoiada”, afirmou, ressaltando a necessidade de uma resposta mais ágil das autoridades e a redução da burocracia para ajudar os produtores.
O secretário estadual da Agricultura em exercício, Clair Kuhn, parabenizou os associados da Gadolando e destacou a resiliência do setor leiteiro gaúcho. “Produzir leite é uma tarefa custosa, e conheço bem as dificuldades, pois minha família também está envolvida na produção”, observou Kuhn, que elogiou o controle de sanidade animal do estado e reforçou que o momento atual é de superação.
Márcio Madalena, secretário adjunto da Secretaria da Agricultura, ressaltou que, apesar da não realização da edição de 2024, o lançamento da Fenasul Expoleite deixou um legado positivo, servindo de modelo para a cerimônia de apresentação da Expointer 2024.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias