Publicado em: 04/05/2012 às 18:20hs
A ExpoZebu realizada pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) é a principal feira da pecuária nacional e conta mais uma vez com a participação do Grupo Guabi, um dos maiores produtores de rações e suplementos do país. O evento acontece no Parque de Exposições Fernando Costa, em Uberaba (MG), entre os dias 28 de abril a 10 de maio.
A Guabi apresenta aos criadores e visitantes sua linha de rações especialmente desenvolvidas para atender as exigências nutricionais dos bovinos das raças leiteiras de alto potencial genético, nas diferentes categorias e fases de produção. Dentre os ruminantes, a vaca de leite em lactação é a categoria de maior exigência nutricional. Na fase inicial de lactação ocorre balanço energético negativo, pois a energia obtida com a ingestão de nutrientes é inferior a requerida para manutenção, recuperação da condição corporal e atividade reprodutiva e, principalmente, para produção de leite.
Nos últimos meses, os produtores de leite tem tido uma melhor remuneração. A demanda pelo leite e seus derivados tem aumentado, embora de forma modesta. Com o aumento da população, o consumo também tende a crescer. O Brasil precisa importar aproximadamente 3% do leite consumido no país. Isto significa que há um grande espaço para o incremento da atividade leiteira no país.
Para vacas leiteiras de alta produção, a Lactage GP 22, ração multipartícula, apresenta alto teor de energia, destinada para animais que participam de torneios leiteiros. A ração é formulada com 22% de proteína bruta. Como diferencial contém probiótico (estabiliza o ambiente ruminal e otimiza a digestão e o consumo de alimentos por vacas leiteiras de elevada produção). Além disso, contém Biotina que fortalece a queratina dos cascos e incrementa a produção de leite; Virginiamicina, aditivo que aumenta a eficiência alimentar dos animais e Bicarbonato de Sódio (agente tamponante). Já a Lactage 22 é indicada para vacas leiteiras de alto potencial de produção. É formulada com alta energia, 22% de proteína bruta, minerais, vitaminas A, D e E, Biotina e Monensina sódica (promotor de crescimento que melhora a eficiência alimentar).
Desde o nascimento, as bezerras necessitam de alimentos concentrados, que estimularão o crescimento do epitélio ruminal (aumento da área de absorção). O estímulo primário para o desenvolvimento deste epitélio é químico e são os ácidos graxos voláteis, como o propionato e butirato, responsáveis pelo desenvolvimento das papilas absortivas. A dieta baseada, exclusivamente em alimentos concentrados nos primeiros 60 dias de vida das bezerras, proporciona maior desenvolvimento funcional do rúmen e maior ganho de peso diário.
A Rumileite 20 é indicada para atender as exigências nutricionais de bezerras de gado de leite, do 3º dia de vida até o 6º mês de idade. É uma ração multipartícula (pellet composto de milho pré-gelatinizado, partícula extrusada, milho laminado a vapor e aveia laminada) com banho externo de melaço e promotor de crescimento que aumenta a eficiência alimentar (ionóforo – Lasalocida Sódica). Este produto é formulado com 20% de proteína bruta e enriquecido com cromo orgânico. A Lactage Novilha 20 é formulada com 20% de proteína bruta, Lasalocida Sódica (promotor de crescimento), minerais e vitaminas A, D e E. A ração atende as necessidades nutricionais de novilhas de raças leiteiras (do 4º ao 6º mês de idade), até os 21 dias que antecedem o parto. É recomendada também para vacas secas especializadas em produção de leite – do momento da secagem até o 21º dia que antecede o parto.
Com 37 anos no mercado, o Grupo Guabi é hoje um dos maiores produtores de rações e suplementos do país e conta com oito unidades fabris localizadas em Campinas (SP), Bastos (SP), Sales Oliveira (SP), Pará de Minas (MG), Anápolis (GO), Além Paraíba (MG), Goiana (PE) e São Gonçalo do Amarante (CE).
Fonte: LN Comunicação
◄ Leia outras notícias