Bovinos Leite

Fornecedores do Programa do Leite da Paraíba têm reajuste de 13%

O preço do leite adquirido pelo Programa do Leite da Paraíba terá aumento de 13%


Publicado em: 03/05/2012 às 18:20hs

Fornecedores do Programa do Leite da Paraíba têm reajuste de 13%

A porcentagem já é válida e pretende estimular e garantir a produção de 3.787 produtores no Estado. Com a mudança, o preço do leite bovino passa de R$ 0,82 para R$ 0,92. O valor pago pelo governo não era reajustado desde 2007.
 
São produzidos diariamente 120 mil litros de leite de cabra e de vaca nos 223 municípios paraibanos. Pelo convênio com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), cada produtor só pode vender até 27 litros de leite de vaca e 19 litros de leite de cabra.
 
"Esse é um programa importantíssimo para a Paraíba, que consegue gerar uma quantidade de 120 mil litros de leite por dia e beneficia 3.787 produtores. Nesta época precisamos tomar medidas para que o produtor mantenha o seu rebanho e a sua produção porque com a seca os custos com alimentos é maior e é natural que haja queda na produção”, avaliou o governador do Estado, Ricardo Coutinho.
 
FEBRE AFTOSA

 
Já teve início a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado. A meta é vacinar 100% do rebanho e a expectativa é de que, neste primeiro momento, sejam imunizados cerca de 1,4 milhão de bovinos e bubalinos.
 
O Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) tem como estratégia principal a implantação progressiva e a manutenção de zonas livres da doença, de acordo com o Ministério da Agricultura.
 
De acordo com o Secretário Executivo da Agropecuária, Rômulo Montenegro, a vacinação é obrigatória por lei em bovinos (gado) e bubalinos (búfalos) de todas as idades. O produtor tem que comprovar que vacinou seu rebanho nos escritórios das Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) ou nas sedes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB).

Fonte: Governo da Paraíba

◄ Leia outras notícias