Publicado em: 20/09/2013 às 15:20hs
Durante o Concurso Leiteiro da 6ª Exposição Especializada do Gir Leiteiro, em Uberlândia (MG), duas vacas bateram seus próprios recordes. Uma na categoria Vaca Jovem – acima de 36 até 48 meses, Jiba FIV de Brasília – RRP 6875, do expositor José Coelho Vitor, da Fazenda São José do Can Can (Grupo Cabo Verde), com média de 55,947 kg. O recorde anterior era de 53,233 kg de média, que foi obtido durante a 7ª Exposição Estadual Mineira do Gir Leiteiro, em Sete Lagoas (MG), em agosto.
Jiba FIV de Brasília é filha de Jaguar TE do Gavião e de Enamorada de Brasília, portanto neta de Oxalufã de Brasília, também da bateria CRV Lagoa. Jiba, com apenas 38 meses de idade, sagrou-se também Melhor Úbere Vaca Jovem do Concurso Leiteiro.
“Jaguar faz mais uma filha Campeã de Concurso Leiteiro, dentre tantas outras, como Sampa, Iname, Índia e Mitra, no Gir Leiteiro, além de Nugget e Gala no Girolando. Suas filhas têm algumas características em comum: são produtivas, com temperamento excepcional e úberes espetaculares”, ressalta Tatiane Tetzner, gerente de produto Leite Zebu da CRV Lagoa.
Jaguar tem contribuído imensamente tanto no Gir Leiteiro como no Girolando, já que sua progênie tem como marca registrada a elevada produtividade e também conformação funcional, pois várias matrizes campeãs em produção foram também consideradas melhores úberes dos concursos que participaram.
Jaguar também se consagra com três filhas recordistas na atualidade: Jiba, na categoria Vaca Jovem Gir Leiteiro; BB Milk Nugget, na categoria Vaca Jovem Girolando ½, e Gala Jaguar Santa Luzia, na categoria Novilha Girolando ¼.
O outro recorde foi na Categoria Vaca Adulta – acima de 48 meses: Palas TE do Gavião – GAV 675, do expositor Estância Leiteira Pedra Fundamental, com média de 64,283 kg. O recorde anterior, também obtido em Sete Lagoas, registrava média de 62,333 kg. A vaca foi Grande Campeã do Torneio Leiteiro e é irmã paterna de CA Sansão.
Fonte: Assessoria de Comunicação CRV Lagoa
◄ Leia outras notícias