Bovinos Leite

Família de Rondinha (RS) investe na bovinocultura de leite

A tradição e a experiência na bovinocultura de leite incentivaram a família do produtor Valério Ghissi a fazer novos investimentos na atividade


Publicado em: 22/01/2013 às 12:20hs

Família de Rondinha (RS) investe na bovinocultura de leite

Na propriedade, localizada na Linha Lajeado Seco Santa Lúcia, interior de Rondinha, foram iniciadas as obras para construção de um moderno galpão de confinamento (free-stall), sala de espera e sala de ordenha.

A estrutura existente não comporta mais o plantel de 52 vacas em lactação. Com as novas instalações, a família pretende chegar a 112 animais em produção. O galpão de confinamento representa para a família, além da possibilidade do aumento do rebanho, uma melhor utilização da mão de obra e, consequentemente, maior produtividade. As novas construções foram projetadas atendendo a todos os requisitos de adequação ambiental.

Para Valério Ghissi Junior, de 19 anos, é grande a satisfação em poder dar continuidade aos trabalhos na propriedade, principalmente pelo crescimento da atividade leiteira, que há muitas gerações é desenvolvida pelos familiares.

Na última sexta-feira (18/01), o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Ronaldo Carbonari e o técnico em agropecuária Fernando Cenci estiveram na propriedade da família auxiliando no nivelamento do terreno onde serão construídas as novas instalações. Enquanto realizavam o trabalho, puderam presenciar o parto de gêmeos de uma das vacas que compõe o plantel da propriedade.

O município de Rondinha é destaque na produção leiteira, alcançando mais de três milhões de litros/mês. Iniciativas como esta, da família Ghissi, demonstram o crescimento da atividade, a qual viabiliza também, a sucessão familiar nas pequenas propriedades.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

◄ Leia outras notícias