Bovinos Leite

Exposição Estadual Agropecuária, na Superagro, começa premiando raças leiteiras

A Superagro Minas iniciou ontem (3/6) a sua oitava edição, com a inauguração da Exposição Estadual Agropecuária, primeiro evento da programação da feira


Publicado em: 05/06/2012 às 09:50hs

Exposição Estadual Agropecuária, na Superagro, começa premiando raças leiteiras

Até o domingo, 10, a Exposição vai apresentar os melhores exemplares de diversas raças de bovinos e equídeos, além dos caprinos,  ovinos e búfalos.

Entre os destaques dos julgamentos realizados nesta segunda (4), está a premiação da fêmea girolando Barbie, da fazenda Girolando Atual, de Paraopeba (MG). O animal venceu na categoria três quartos (cruzamento do meio sangue girolando com o holandês puro).  O exemplar foi eleito entre 29 animais com os melhores sistemas  mamário, de úbere, estrutura corporal e aprumos. “Estou satisfeito em receber o prêmio, pois significa o reconhecimento ao nosso trabalho”, disse o criador e proprietário do animal, Rangel Queiróz, que mantém 250 animais da raça em sua fazenda em Paraopeba (MG).

Barbie apresentou média de 4.500 kg de leite por lactação no ano passado. Além de produtiva, esta fêmea possui alta eficiência reprodutiva. De acordo com o zootécnico da Associação Brasileira dos Criadores do Girolando, Jesus Lopes Junior, a eficiência reprodutiva da raça é seu ponto forte. “A fertilidade é melhor quando o animal está em seu clima ideal. Além disso, o aparelho reprodutivo das matrizes é perfeito, corrigindo até os problemas que são notados nas raças puras”, explicou o zootécnico, destacando também o potencial reprodutivo do touro girolando.  

A origem do primeiro Girolando no Brasil ocorreu em 1940, com o cruzamento das raças gir e holandês. “O objetivo dos criadores era que as duas raças se complementassem com rusticidade e produtividade.  A multiplicação desses animais foi acelerada  e a raça é encontrada em todo o país. Hoje, há cerca de 1 milhão de cabeças registradas pela Associação”, informou Lopes.

Além dos exemplares girolando, o segundo dia da Superagro realizou julgamentos também de animais da raça gir leiteiro e pônei.

Liderança mineira - Minas Gerais lidera a produção nacional de leite, com 8,4 bilhões de litros/ano, o que equivale a cerca de 27% da produção nacional. O Estado possui o segundo maior rebanho de bovinos do país, com 23,8 milhões de cabeças. Na Exposição Agropecuária os produtores apresentam os resultados dos investimentos realizados para a melhoria genética dos rebanhos, o que se verifica por meio dos julgamentos dos animais em várias categorias, entre jovens e adultos. A Exposição Estadual Agropecuária é realizada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas (Seapa) e pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Pavilhão Expominas - Na quinta-feira, 7, terão início os demais eventos da Superagro no Pavilhão Expominas, com as feiras Expovet,  Expocachaça e  Vila da Agricultura Familiar , além do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal e da Cozinha Experimental do Senac ,com o preparo de pratos com produtos da  agricultura familiar.

A Superagro é uma promoção do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG).

Mais informações: www.supergro2012.com.br ou Facebook.com/SuperAgro2012

Fonte: Assessoria de imprensa Superagro 2012

◄ Leia outras notícias