Bovinos Leite

Estudo comprova eficácia do resfriamento do rebanho

A diferença de produção entre os grupos chegou a 3,5 quilos a mais de leite por dia


Publicado em: 13/08/2012 às 15:00hs

Estudo comprova eficácia do resfriamento do rebanho

Um estudo envolvendo 42 vacas holandeses, divididas em dois grupos de tratamento e mantidas em estábulos abertos, concluiu que a maior freqüência de resfriamento dos animais promove benefícios na produção de leite. A diferença de produção entre os grupos chegou a 3,5 quilos a mais de leite por dia.
 
As vacas foram movidas para área de retenção da sala de ordenha por 45 minutos em sessões de resfriamento que alternaram entre 30 segundos de chuveiro e 4,5 minutos de ventilação sem água. Um grupo recebeu esse tratamento cinco vezes por dia, enquanto outro grupo recebeu o tratamento oito vezes por dia. O estudo foi realizado durante quatro semanas.
 
As vacas que foram resfriadas oito vezes produziram em média 7,7 libras (3,5 quilos) por dia a mais de leite do que as que tiveram cinco sessões. A ingestão de matéria seca foi 9,3% maior e a produção de leite foi 9,6% maior para as vacas que receberam mais sessões de resfriamento. Portanto, em períodos de calor e umidade extremos, pode valer a pena investir tempo, trabalho e energia elétrica para fornecer sessões mais frequentes de resfriamento do rebanho leiteiro.
 
O trabalho foi conduzido pelo Instituto de Ciência Animal em Israel e publicado na edição de julho de 2012 do Journal of Dairy Science. A reportagem foi divulgada no site da publicação Hoard’s Dairyman, traduzida por um site brasileiro.

Fonte: Sindlat

◄ Leia outras notícias