Bovinos Leite

Epagri Lança Monitoramento de Estresse Térmico para Prevenir Perdas na Produção de Leite

Índice de estresse calórico oferece suporte para pecuaristas catarinenses adotarem medidas preventivas diante do calor extremo


Publicado em: 06/02/2025 às 12:30hs

Epagri Lança Monitoramento de Estresse Térmico para Prevenir Perdas na Produção de Leite

O calor excessivo pode impactar diretamente tanto a produtividade quanto a qualidade do leite produzido pelas vacas leiteiras. Com o objetivo de minimizar essas perdas, a Epagri disponibilizou, por meio do portal Agroconnect, um monitoramento específico do índice de estresse térmico para bovinos de leite em Santa Catarina. O indicador é calculado pela equação ITU, que leva em consideração a temperatura ambiente e a umidade relativa do ar.

Ao acompanhar o índice, as famílias de pecuaristas catarinenses têm a possibilidade de adotar estratégias eficazes para reduzir o estresse térmico nos animais, garantindo, assim, uma produção leiteira de melhor qualidade e maior volume.

Mapa Interativo Indica Níveis de Estresse Térmico

No portal Agroconnect, o usuário pode acessar o mapa interativo ao selecionar a opção "Bovinos", no campo "Atividade Agropecuária" na coluna à esquerda da tela. O mapa exibe as estações que disponibilizam as informações sobre o estresse térmico, marcadas por cores que indicam o nível de estresse calórico. Esses níveis variam de nulo (verde) a muito alto (vermelho), representando as condições do ambiente para os animais.

Ao posicionar o cursor do mouse sobre a estação de sua região, o usuário poderá visualizar o valor exato do índice de estresse térmico calculado para a hora anterior. Com base nesse dado, é possível adotar medidas como manter as vacas em áreas sombreadas, garantir a oferta contínua de água e promover ventilação mecânica nas salas de ordenha, minimizando o impacto do calor.

Além disso, os pesquisadores responsáveis pela tecnologia prepararam um folder explicativo, que oferece mais detalhes sobre o índice de estresse térmico para bovinos de leite em Santa Catarina.

Índice de Estresse Térmico Para Bovinos

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias