Publicado em: 04/10/2012 às 15:10hs
Pesquisadores da Estação Terras Baixas da unidade da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas (RS), vão realizar, em 17 de outubro, um dia de campo para produtores de leite da região. A ideia é aproximar a área da pesquisa com a da produção, buscando a melhoria da produtividade bem como a competitividade e sustentabilidade da cadeia.
A atividade terá início no Laboratório do Leite onde os participantes vão conhecer onde são realizadas as análises, coletas e remessas de amostras, como se dá o diagnóstico do leite instável não ácido e as técnicas adotadas pela pesquisa do leite. Ainda pela manhã, serão conhecidos os manejos com cria de terneira e recria de novilhas leiteiras e o manejo de búfalos para leite e corte.
No período à tarde, o grupo conhecerá o Sistema de Pesquisa e Desenvolvimento da Pecuária Leiteira e suas técnicas de manejo adequado para as fases de pré-parto, lactação, alimentação e manejo de dejetos. O dia de campo encerra com a visita aos campos experimentais para conhecer de perto as condições das forrageiras estabelecidas nos sistemas de integração lavoura-pecuária e a vitrine de forrageiras de cultivares da Embrapa.
Para o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon, essas iniciativas buscam qualificar as demandas de pesquisa e desenvolvimento e estabelecer planos de ação para melhoraria da qualidade do produto leite. A unidade também realizará uma série de seminários regionais sobre a cadeira produtiva do leite na região da Serra Gaúcha, começando por Veranópolis, no dia 9 de outubro.
Fonte: MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
◄ Leia outras notícias