Bovinos Leite

Emater-MG finaliza 1º Concurso da Qualidade do Leite em Juiz de Fora

Mais de 200 produtores participaram na modalidade individual e coletiva


Publicado em: 30/08/2012 às 13:00hs

Emater-MG finaliza 1º Concurso da Qualidade do Leite em Juiz de Fora

A regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) de Juiz de Fora encerrou no último dia 12, o 1º Concurso de Qualidade do Leite. Como uma das organizadoras do evento, a empresa contabilizou a participação de mais de 200 produtores individuais, além de outros produtores associados, representados por 13 tanques comunitários.

Na categoria Produtor, o 1º lugar foi para Wilmar Robson de Paiva, da Comunidade de Penido; e o 2º lugar para Delio Henriger, também da Comunidade de Penido. A categoria Tanque Comunitário classificou em 1ª lugar o Tanque do Assede da Associação da Comunidade Sarandira e o Tanque do Ronaldo da Associação da Comunidade Sarandira.

Todo o concurso teve o regulamento baseado na Instrução Normativa 62 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que contém normas de produção e qualidade do leite. A legislação, que começou a valer a partir de 1º de janeiro deste ano, estabeleceu entre outras regras, novos parâmetros para Contagem Bacteriana Total (CBT) e Contagem de Células Somáticas (CCS).

Para fins de pontuação no concurso, foram consideradas as análises de leite dos produtores individuais nos últimos 12 meses. Já na categoria Tanque Comunitário foram consideradas as análises feitas no leite, nos últimos três meses. A avaliação foi feita no laboratório credenciado do Pólo de Qualidade do Leite, da Embrapa, em Juiz de Fora. Foram pesquisados mensalmente nos exames os seguintes itens: CBT, CCS, Extrato Seco Desengordurado; Gordura e Proteína.

De acordo com o coordenador técnico regional de Bovinocultura da Emater-MG Antonio Domingues, o maior objetivo do concurso foi estimular os produtores e associações participantes a utilizarem metodologias que levem à produção de um leite de melhor qualidade. “Todos os produtores envolvidos receberam orientações técnicas relativas ao assunto”, afirma. Segundo Domingues, “a cada ano a tendência é que ocorram melhorias significativas nas análises realizadas, para que sirvam como base para uma assistência técnica direcionada às necessidades dos grupos de produtores locais”.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Emater-MG

◄ Leia outras notícias