Bovinos Leite

Dia de campo na Fazenda Pedra Oca, em Cunha (SP), traz modelo de pecuária rentável

Evento mostrou que fazer corretamente os controles de dados e conciliar tecnologia com bem-estar animal tornam o negócio viável


Publicado em: 14/11/2012 às 19:40hs

Dia de campo na Fazenda Pedra Oca, em Cunha (SP), traz modelo de pecuária rentável

Um dia de campo promovido na Fazenda Pedra Oca, localizada em Cunha, no Vale do Paraíba (SP), em 08 de novembro, mostrou um modelo de pecuária realista e rentável. O engenheiro agrônomo e proprietário da fazenda, Marcos Augusto Teixeira Filho apresentou como faz os controles dos dados dos animais de seu rebanho leiteiro, o que lhe permite tomar decisões baseadas em dados reais, diminuindo o risco de erros. A tecnologia é utilizada em equilíbrio com o conforto dos animais tornando-se uma ferramenta viável e de resultados positivos.

“É um exemplo prático e claro de que a atividade pecuária é rentável evitando a necessidade de ceder terras para a lavoura. O proprietário falou como pecuarista que toma decisões com os ‘pés no chão’, já que as mensurações são constantes, o que gera dados de comparação ano a ano, mês a mês. O histórico do rebanho é individual, possibilitando atitudes como o descarte dos animais que realmente já não se enquadram no projeto. A preocupação com a produção de alimentos é de um agricultor que conhece as variedades de semente a serem utilizadas. Um agricultor que agrega valor a sua lavoura através da produção de um produto final: leite”, avaliou o médico veterinário Renato dos Santos, responsável pela área de Manejo Racional da Beckhauser, que participou do dia de campo com uma palestra sobre bem-estar em animais de produção.

A agricultura é a principal preocupação na Fazenda Pedra Oca, seguida por manejo, reprodução e genética. A exposição da sequência de importância de forma simples, clara e objetiva proporcionou aos participantes enxergar possibilidades de acordo com a realidade de suas próprias fazendas.

No ano de 2011/2012, a Fazenda produziu 3.229 toneladas de silagem de milho, com 8,8% de Proteína Bruta e 67,8 de NDT em 89 hectares. A safrinha 2012 teve ainda 15 hectares de aveia e 15 hectares de sorgo. Para a safra 12/12, estão previstos 3200 hectares de trigo, 30 hectares de grão e 60 hectares de aveia para a safrinha.

“Andar na Fazenda Pedra Oca é uma aula prática de viabilidades quando acompanhado do proprietário, pois ele é o beneficiário de todo esse trabalho e se vê premiado com o fruto de uma equipe treinada, estimulada e com conhecimento”, completou o veterinário, referindo-se ao entusiasmo da equipe da fazenda, que mostra que “a valorização humana é ferramenta para maior produtividade”.

Mais informações sobre a Beckhauser: www.beckhauser.com.br.

Fonte: Attuale Comunicação

◄ Leia outras notícias