Bovinos Leite

Com 1,4 milhão de doses de sêmen vendidas no mundo, touro Kian, da raça Holandesa, chega aos 15 anos de idade

O touro Kian (Holandês Vermelho e Branco), maior produtor mundial de sêmen da raça, com 1,4 milhão de doses, completou 15 anos em 11 de junho


Publicado em: 22/06/2012 às 11:50hs

Com 1,4 milhão de doses de sêmen vendidas no mundo, touro Kian, da raça Holandesa, chega aos 15 anos de idade

Filho de Andries e Sunny Boy, Kian causou um impacto em 2008 quando se tornou o primeiro (e até hoje único) touro Holandês Vermelho & Branco a superar a marca de 1 milhão de doses de sêmen comercializadas. Muitas de suas filhas podem ser encontradas em diversos países, como Holanda, Bélgica, Alemanha, África do Sul, EUA, República Tcheca, Nova Zelândia e também no Brasil, onde foi amplamente utilizado.

Suas qualidades únicas o levam a ser escolhido regularmente para cobrir tanto as vacas holandesas vermelhas e brancas quanto as pretas e brancas. Ostentando uma condição de saúde invejável, ainda é utilizado para reprodução na Holanda ao menos uma vez por semana.

A performance recordista de Kian deve-se, em grande parte, ao fato de que desde a sua estreia como touro reprodutor, em 2002, sempre se manteve como um dos cinco mais utilizados, chegando a liderar esse ranking por quatro anos consecutivos. Ao escolhê-lo, os criadores levaram em consideração índices que são suas marcas registradas, como traços de proteína (+0.27%), pernas e pés (110) e saúde do casco (108). As filhas de Kian são vacas robustas, com excelente uso de pernas e alta produtividade.

Ao longo de sua extensa carreira, Kian acumulou êxitos também na linhagem de machos. Seus filhos, como Fidelity, Curtis e Kylian, são elogiados pelas pernas fortes e traços de casco herdados. Além disso, netos como Delta Maicon, já atraem atenção expressiva e deverão dar continuidade ao legado do avô no futuro.

Kian faz parte da bateria de reprodutores da CRV Lagoa, com sêmen convencional e sexado. Mais informações pelo telefone (16) 2105-2299, no site www.crvlagoa.com.br ou com a equipe de consultores de campo da central em todo o Brasil.

Fonte: Texto Assessoria de Comunicações

◄ Leia outras notícias