Publicado em: 03/12/2024 às 07:00hs
A Casale, referência nacional na fabricação de misturadores de ração e equipamentos para pecuária, intensifica sua estratégia para ampliar a atuação no segmento de pecuária leiteira. Até então predominantemente voltada à pecuária de corte, responsável por 70% do faturamento, a empresa busca fortalecer sua participação no mercado de leite, que atualmente responde por 30% das vendas.
De acordo com o CEO Ronis Paixão, o mercado de leite no Brasil é promissor, com cerca de 1,15 milhão de produtores em atividade. “É um pilar econômico relevante, e queremos que a Casale seja reconhecida como uma aliada dos produtores, oferecendo soluções que otimizem a produtividade”, afirma. A empresa aposta no desenvolvimento de equipamentos personalizados, adaptáveis a diferentes características de manejo e infraestrutura das propriedades.
A decisão de intensificar os investimentos no segmento leiteiro surge em um contexto estratégico. “Nosso foco no leite está ligado à necessidade de diversificar frente às instabilidades na pecuária de corte. Queremos reduzir riscos e aproveitar as oportunidades no setor leiteiro”, explica Paixão. Ele também destaca que a nova geração de produtores está mais receptiva à tecnologia, fator que facilita a implementação de inovações. “O produtor rural agora é visto como um empresário rural, com uma abordagem mais profissionalizada.”
Mesmo com o foco no leite, a Casale segue comprometida com a pecuária de corte, especialmente diante de um cenário otimista para os próximos meses. Paixão aponta que a combinação de insumos mais acessíveis, preços estáveis do milho e alta na arroba do boi tem estimulado investimentos por parte dos pecuaristas.
Com mais de 60 anos de trajetória, a Casale continua liderando o mercado de misturadores de ração, representando mais de 30% do segmento de equipamentos para confinamentos, conforme o estudo da expedição Confina Brasil, da Scot Consultoria. A empresa tem investido em modernização e infraestrutura, somando mais de R$ 20 milhões aplicados nos últimos anos. Esses recursos possibilitaram a duplicação da capacidade produtiva e a criação de um centro de distribuição de peças que atende 80% das demandas de pós-venda em até 48 horas.
“A eficiência é crucial. Quando uma máquina para, o gado fica sem alimentação. Nosso compromisso é evitar prejuízos aos produtores”, reforça o CEO.
Para consolidar sua presença nos mercados de corte e leiteiro, a Casale planeja novos lançamentos, incluindo a maior misturadora de ração total do mundo, prevista para o próximo ano. Um dos diferenciais da empresa é a tecnologia que assegura a mistura homogênea dos ingredientes, com potencial de elevar a produção de leite em até 15%, segundo testes realizados.
“Com uma ração bem misturada, o gado consome todos os nutrientes necessários, garantindo o cumprimento da dieta e, consequentemente, maior produtividade”, conclui Paixão.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias