Publicado em: 24/10/2012 às 18:30hs
Como algumas vacas, principalmente as descendentes de raças europeias, têm pouca resistência ao aumento das temperaturas, os produtores rurais precisam estar atentos e garantir o conforto térmico para manter a produtividade.
Segundo o instrutor credenciado pelo SENAR MINAS, Rafael Rojo Vaquero, os animais devem estar protegidos contra os efeitos dos raios solares. “É recomendado que os pastos estejam arborizados e que os animais sejam mantidos debaixo de coberta. Isso dá conforto e evita que o gado fique agitado. Se o animal ficar estressado, vai prejudicar a descida do leite.”
Vaquero afirma que os cuidados contra os raios solares também são necessários na hora de aplicar as vacinas. “O local ideal é um tronco coberto, o que, muitas vezes, não é observado pelo produtor. O sol não deve incidir na vacina. Além disso, tem que puxar a pele e colocar a agulha paralela ao corpo do animal, e não perpendicular. Não se injeta o produto de qualquer jeito.”
Para alcançar melhores resultados na produção leite, Vaqueiro ressalta também o cautela no trato. “Não se pode gritar e nem usar vara com ferrão. É preciso delicadeza, capricho com o gado, pois isso interfere diretamente na qualidade do leite. O animal precisa de tranquilidade para produzir.”
Todos os cuidados no manejo com os animais são abordados no curso “Trabalhador na Bovinocultura do Leite”. Os interessados em participar devem procurar o Sindicato dos Produtores Rurais ou outras entidades conveniadas de seus municípios. O treinamento é realizado em parceria com o SENAR MINAS. As vagas são limitadas.
Fonte: Assessoria de Comunicação SENAR Minas
◄ Leia outras notícias