Bovinos Leite

Bovinocultura leiteira será tema de Tarde de Campo em Dois Lajeados

A Emater/RS-Ascar, a Secretaria Municipal de Agricultura e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) programam para o próximo dia 26 de março, em Ilópolis, Tarde de Campo em Bovinocultura Leiteira


Publicado em: 15/03/2013 às 19:50hs

Bovinocultura leiteira será tema de Tarde de Campo em Dois Lajeados

O evento – com início previsto para as 13h30 – ocorre na propriedade do produtor Juarez Confferi, do Loteamento Sordi. O apoio é da Câmara Municipal de Vereadores e de instituições bancárias.

Na ocasião, serão quatro estações de trabalho, com os temas: histórico da propriedade e políticas públicas; criação correta de terneiras e sanidade animal; manejo de pastagens e alimentos conservados; e manejo de equipamentos de ordenha e qualidade do leite. O evento é parte do Programa Leite Gaúcho, desenvolvido em todo o Estado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). O objetivo da atividade é consolidar o conhecimento prático, a partir do aporte teórico – previamente trabalhado -, despertando, também, o interesse dos participantes para a formação de uma nova turma de capacitação.

O assistente técnico regional em Bovinocultura Leiteira da Emater/RS-Ascar, Lauro Bernardi, enfatiza que, mesmo o trabalho tendo como foco o leite, merece destaque o fato de a família Confferi ser beneficiária de políticas públicas envolvendo o crédito rural, o que, em muitos casos, significou o começo do desenvolvimento de alguma atividade no campo. “De acordo com dados dos colegas de Dois Lajeados, são cerca de 30 famílias beneficiadas pelos programas Banco da Terra e de Crédito Fundiário”, afirma. “O que demonstra que políticas públicas bem trabalhadas, com projetos bem executados, tendem a dar certo”, avalia.

Sobre o programa Leite Gaúcho

O programa Leite Gaúcho, da SDR, visa aumentar a produção e melhorar a qualidade do leite nos estabelecimentos rurais de base familiar, elevando a renda e melhorando a qualidade de vida das famílias beneficiadas, além de oferecer à população um alimento seguro e saudável. Em 2012, mais de mil famílias da área de abrangência do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Lajeado foram beneficiadas pelo programa. Até 2014, esse número deve triplicar.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar ? Regional de Lajeado

◄ Leia outras notícias