Bovinos Leite

Bateria de touros da Alta é destaque no Sumário do Gir Leiteiro

Resultados divulgados no final de maio reafirmam posicionamento de liderança da empresa canadense


Publicado em: 09/06/2021 às 16:20hs

Bateria de touros da Alta é destaque no Sumário do Gir Leiteiro

O Sumário de Touros do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro da Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) e da Embrapa acaba de ser divulgado. E, os resultados lançados demonstram que a bateria de touros da Alta Genetics é um dos grandes destaques do Sumário 2021. 

“Dentre os seis (6) melhores touros para leite, com sêmen disponível, 50% estão na Alta. O Sumário é claro em mostrar que mantemos a nossa liderança e como já é costume, sempre apresentamos a maior e a melhor bateria de Gir Leiteiro do mercado”, é o que afirma o Gerente de Produto Leite Nacional da Alta, Guilherme Marquez. 

Ainda segundo Marquez, outro dado importante é que na seleção dos 25% melhores touros para leite, também com sêmen disponível, 41% estão na Alta. “Temos muito mais touros classificados entre os melhores, o que demonstra a qualidade do trabalho e a diversidade de linhagens”, complementa.  

Novidade no Sumário 2021. Conduzido há 36 anos por meio de uma parceria entre a Embrapa e a ABCGIL (Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro), com o apoio técnico da ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu), o Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) envolve também a colaboração de diversas instituições públicas e privadas do país. A grande novidade desse ano é que os resultados são únicos e comparáveis entre o PNMGL e o PMGZ Leite. A ABCZ sempre foi importante parceira, mas para o Sumário 2021 houve uma maior aproximação entre as equipes técnicas, fazendo com que as avaliações fossem feitas de forma colaborativa. 

Assim, agora há um balizamento único para processos seletivos e para o mercado de compra e venda, em termos de predições genéticas. “Esse fator trouxe mais facilidade para os criadores em direcionar os acasalamentos dentro dos rebanhos, evitando possíveis confusões e direcionando sempre para o mesmo foco, que é o melhoramento genético”, finaliza Marquez. 

Os touros destaque da Alta, para leite são: CK Opercus; Gim Fiv do Basa; Iva Fiv de Brasília; Jaguar TE do Gavião; Hussan DP; Pradesh dos Poções e Ele do Sucesso. 

Abaixo, mais dados de destaque trazidos pelo Sumário do Gir Leiteiro 2021: 

  • TOP 10% de PTA* idade ao primeiro parto
    • 40% dos touros estão na Alta
  • TOP 10% de PTA* proteína
    • 41% estão na Alta 
  • TOP 10% de PTA* gordura 
    • 41% estão na Alta
  • TOP para o índice produção da raça Gir Leiteiro
    • 44% estão na Alta 

*PTA (Predicted Transmission Ability)” cuja tradução é “Capacidade Prevista de Transmissão”.

Fonte: Alta Genetics

◄ Leia outras notícias