Bovinos Leite

Aumentar e melhorar a produção são desafios da Aproleite em MT

Incentivar a produção, a pesquisa e o consumo de leite e seus derivados, sempre prezando pela qualidade, produtividade e sustentabilidade da cadeia produtiva de leite de Mato Grosso são alguns dos principais desafios da Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite-MT)


Publicado em: 07/11/2012 às 17:30hs

Aumentar e melhorar a produção são desafios da Aproleite em MT

A entidade, fundada em 10 de agosto de 2011, tem o objetivo de estruturar o setor e representar os interesses de todos os produtores de leite junto ao Governo, órgãos de pesquisa e extensão rural, fornecedores de insumos e de tecnologias. O Encontro Aproleite, que ocorre nesta quinta (8.11) e sexta-feira (9.11), em Cuiabá-MT, é o primeiro que a associação organiza para reunir todas as pessoas envolvidas na cadeia produtiva do leite de Mato Grosso.

A missão da Aproleite é congregar, representar e defender os interesses dos produtores de leite do estado nos assuntos técnicos, sociais e econômicos. “Prezamos sempre pela qualidade, produtividade e sustentabilidade dessa atividade. Além disso, buscamos orientar e apoiar os associados em todas as fases da cadeia leiteira”, informa o presidente da associação, Alessandro Casado.

Para cumprir seu papel, a Aproleite pretende promover eventos técnicos e estratégicos ligados à atividade com o intuito de fomentar outras ações consideradas relevantes para o setor. O 1º Encontro Aproleite tem esta finalidade.

A Famato, entidade máxima representante dos produtores rurais de Mato Grosso, teve papel fundamental na criação da Aproleite. “Tomamos esta decisão baseada no sucesso de iniciativas semelhantes e anteriores, como a criação da Ampa, Acrimat e Aprosoja que melhoraram muito a atuação e defesa do algodão, pecuária, soja e milho, respectivamente. Estamos neste projeto para garantir legitimidade e força à representatividade da Associação”, destaca o presidente da Famato e do Conselho Deliberativo do Senar-MT, Rui Prado.

A participação do Senar-MT no 1º Encontro Aproleite é justificada a partir dos resultados obtidos no Diagnóstico da Cadeia Produtiva do Leite de Mato Grosso, divulgado em abril deste ano pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O estudo identificou as principais necessidades e oportunidades do setor e dentre elas está a urgência em aumentar a capacitação dos produtores. Embora o Senar-MT tenha se destacado em comparação à outras entidades focadas na capacitação rural, a pesquisa apontou que é preciso ampliar a qualificação no campo. Das entidades citadas pelos entrevistados, o Senar-MT foi a que mais se destacou, com 26,30%. “Nossa missão no Senar é qualificar 1 milhão de pessoas até 2020”, informa Prado.

Fonte: Aproleite

◄ Leia outras notícias