Publicado em: 15/03/2013 às 08:50hs
Já está disponível em versão impressa e também através de edição digital no site da CRV Lagoa e no aplicativo da Central no iPad o Anuário Raças de Leite Europeias 2013, com reprodutores das raças Holandês, Jersey, Pardo-Suíço e Simental.
Ao todo são 153 reprodutores, 59 deles com sêmen sexado, e, ainda, 49 lançamentos, contando o que há de melhor na genética disponível no Brasil e no mundo. “O catálogo contém uma série de inovações, com a maior taxa histórica de lançamento de produtos diferenciados pela central no mercado nacional”, destaca Wiliam Tabchoury, gerente do departamento Leite da CRV Lagoa.
Uma importante novidade é o lançamento do Índice Econômico Brasileiro (IEB), uma iniciativa inédita e exclusiva no mercado nacional. “Ele expressa o índice de retorno econômico brasileiro de um touro em reais (R$), desenvolvido pela CRV Lagoa e a APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios)”, destaca Tabchoury.
Outra inovação é a nova fórmula do NVI e seus correlatos, tais como INET, sanidade de úbere, índice de fertilidade e índice de nascimento.
Na seleção genômica, os primeiros resultados das provas fenotípicas de 413 touros genômicos Insire da CRV Lagoa comprovam a maior precisão na predição dos valores genômicos no mercado mundial, conferindo segurança e credibilidade superiores a esses reprodutores.
“Nesta linha, a CRV Lagoa desenvolve produtos que atendem aos elevados padrões dos consumidores mais exigentes de cada segmento de mercado do mundo. Prova disso é a qualidade técnica dos touros presentes no anuário, seja qual for o objetivo de seleção a ser atingido”, ressalta o gerente.
São exemplos os touros Snowrush (1897 de IEB e 312 de NVI); Lass (1574 de IEB); O-Men (1404 de IEB); Snowfever (306 de NVI e 114 de Tipo Pista); Atlantic (292 de NVI); Hunter (2293 de TPI); Heman (2182 de TPI); Bronson (1953 de TPI); Jarrot (114 de Tipo Pista); Yorick (113 para Tipo Pista e 18 pontos para Tipo no Canadá); além dos touros nacionais Ventania (1661 kg Leite), Valente (952 kg Leite) e Ugo (1096 kg Leite), entre outros.
“Tudo isso tem um único propósito: maximizar a produção vitalícia, através da geração de vacas longevas, de elevadas produções e excelente conformação, aumentando a eficiência e o nível de diferenciação dos produtores brasileiros”, finaliza Wiliam Tabchoury.
Mais informações sobre os produtos e serviços da CRV Lagoa podem ser obtidas pelo telefone (16) 2105-2299, pelo site www.crvlagoa.com.br ou através da equipe de consultores de campo da Central espalhada por todo o Brasil.
Sobre a CRV Lagoa
Instalada em Sertãozinho, região nordeste do Estado de São Paulo, a empresa faz parte desde 1998 da CRV, cooperativa belgo-holandesa de melhoramento genético com 140 anos de história. Com sede na Holanda, a CRV está presente na África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Nova Zelândia e República Tcheca e conta com representantes em mais de 50 países.
Maior central de genética bovina da América Latina, a CRV Lagoa oferece, desde 1971, sêmen convencional e sexado de touros nacionais e importados, programas de melhoramento genético para rebanhos de corte e leite como o PAINT e o Gestor Leite, além de serviços como o Centro de Performance, Ensino Avançado, CRV Lagoa Embryo, Insemina Fácil, entre outros. Mais informações: www.crvlagoa.com.br.
Fonte: Assessoria de Comunicação CRV Lagoa
◄ Leia outras notícias