Bovinos Leite

Alagoas e Canadá reforçam parceria na pecuária de leite

Pecuária leiteira vai ser reforçada com parceria entre Alagoas e o Canadá


Publicado em: 12/09/2012 às 12:20hs

Alagoas e Canadá reforçam parceria na pecuária de leite

Os governos de Alagoas e do Canadá, por meio da província de Quebéc, vão retomar uma parceria de apoio à pecuária de leite no âmbito da agricultura familiar, com ações que devem priorizar o melhoramento genético dos animais, nutrição e reserva alimentar para convivência com a seca, fomento do associativismo e do cooperativismo. A parceria também vai incluir ações na área de ciência e tecnologia social.

Para isso, uma série de reuniões e oficinas serão realizadas esta semana, em Maceió, com a presença da diretora geral do escritório de Quebéc no Brasil, Elise Racicot. A primeira delas aconteceu na sede do Sebrae/AL, na manhã desta segunda-feira (10), da qual participaram o superintendente Marcos Vieira, a diretora técnica Renata Fonseca, outros gestores do órgão, além dos secretários de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, da Ciência Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton, e o adjunto de Desenvolvimento Econômico, Keylle Lima.

Também participaram da reunião o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domício Silva, e o diretor para Assuntos Internacionais do Governo, Eduardo Magalhães.

Durante o encontro, Elise Racicot destacou que o relacionamento do Canadá com o Brasil vem se fortalecendo nos últimos anos e as parcerias já estão em andamento também com outros estados, como Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, além do Governo Federal. Na área da pecuária, ela citou o investimento do País para apoiar e diversificar a produção de derivados de leite.

“Antes tínhamos um único tipo de queijo que era mais consumido, e hoje temos cerca de 1,5 mil. O Canadá também está aberto para receber estudantes e pesquisadores para intercâmbio e desenvolvimento de projetos no setor de agropecuária”, frisou a diretora geral. Segundo o secretário José Marinho Júnior, a pecuária de leite é a segunda maior atividade agropecuária do Estado, ficando atrás apenas da cana-de-açúcar, não tem período de entressafra e emprega cerca de 90% dos agricultores familiares.

“Pela credibilidade adquirida na gestão do governador Teotonio Vilela, o Estado firmou parcerias com outras entidades, inclusive com a Agência Espanhola, para apoio às cadeias produtivas. Mas esse é um trabalho de recuperação, apoio e incentivo das atividades que deve contar com a parceria de diversos órgãos. Sabemos da capacidade do Canadá nessas áreas”, frisou Marinho.

“Estamos em um momento de resgate da credibilidade do Estado. Entre algumas ações na área de tecnologia que podemos contemplar com essa parceria, estão os polos agroalimentares, as ações da Emater/AL e algumas tecnologias sociais”, informou o secretário Eduarto Setton.

Na manhã desta terça-feira (11), mais uma reunião para definir a parceria com o governo de Quebéc será realizada na sede da Seplande, no Centro de Maceió, e outra na sede do Sebrae/AL. Na quarta-feira (12), também pela manhã, a reunião vai tratar de tecnologias sociais e será realizada no Sebrae/AL.

Fonte: Agência Alagoas

◄ Leia outras notícias