Bovinos Leite

Adoção de tecnologias possibilita aumento de produtividade na pecuária, diz técnico da Defagro

Índice de produção tem evolução enquanto área utilizada diminui no Brasil


Publicado em: 20/02/2013 às 18:40hs

Adoção de tecnologias possibilita aumento de produtividade na pecuária, diz técnico da Defagro

O efetivo de bovinos em todo Brasil dobrou entre 1975 e 2011, passando de 102,5 milhões para 204 milhões de cabeças, enquanto as áreas de pastagens brasileiras diminuíram 8%. As informações, divulgadas no início de fevereiro, pela Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, a partir da análise de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra a importância da adoção de novas tecnologias na pecuária.

No Espírito Santo, técnicos da Defagro Defensivos Agrícolas incentivam e orientam os pecuaristas no manejo do pasto e na criação dos animais. Segundo o engenheiro agrônomo da Defagro, Olivério Poltronieri, a implantação de medidas simples, porém necessárias, pode resultar em ganho de produtividade e renda no campo. “Na pecuária de leite, por exemplo, com o sistema de rotação de pastagem, o pecuarista pode irrigar e adubar o pasto corretamente, cuidar do bem estar dos animais, e, com isso, verificar melhorias na produtividade”, diz Poltronieri.

De acordo com o levantamento, em 1975 a área de pastagens naturais e plantadas era de 165,6 milhões de hectares. Em 2011, esse valor caiu para aproximadamente 152 milhões, aponta estimativa do Mapa. No Espírito Santo, a pecuária de leite já alcança altos índices de produtividade. Em algumas propriedades, o produtor aperfeiçoa o uso da terra, através de técnicas adequadas, e ocupa um hectare com cerca de 10 animais.

Fonte: Rurale Assessoria de Imprensa

◄ Leia outras notícias