Publicado em: 10/07/2013 às 18:40hs
Os resultados obtidos durante a Megaleite 2013, que aconteceu entre os dias 30 de junho e 07 de julho, reafirmaram a consistência dos touros da CRI Genética na pecuária leiteira. A central se destacou tanto nas pistas quanto na produção, com recorde no torneio leiteiro, premiações na pista de julgamento e com a alta pontuação alcançada no teste de progênie, que teve o resultado do 8° Grupo de touros Girolando anunciado no terceiro dia de evento.
Além das premiações e da avaliação positiva dos reprodutores no Sumário de Touros Girolando 2013, a equipe da CRI Genética recebeu diversos visitantes, clientes e parceiros durante toda a Megaleite em uma casa dentro do Parque Fernando Costa. O espaço foi destinado a atender ao público, divulgar os trabalhos desenvolvidos no segmento de leite, fornecer orientações técnicas e realizar negociações.
Touro (bem) Provado
No dia 02 de julho, terça-feira, foi divulgado o Sumário de Touros Girolando 2013. Dois reprodutores da bateria CRI foram avaliados positivamente. O touro Ocidente London do Morro foi o primeiro colocado 5/8 do 8º Grupo de avaliados do Sumário 2013. Diamante Billy da Cacá também subiu no pódio. Ele foi o segundo colocado 3/4 do grupo. No quadro geral, Ocidente é hoje o terceiro colocado no grau 5/8 e Diamante, o segundo colocado no grupo entre os touros ¾ já avaliados.
Para Oswaldo Lopes, o Vadinho, que é supervisor da Regional 3 (ES, MG e RJ), o resultado do teste de progênie é um marco para a CRI. “São nossos primeiros touros Girolando provados. É um grande passo que a CRI dá para a evolução da raça”, analisa. O diretor executivo, Sergio Saud, complementa que a avaliação aumenta a credibilidade do sêmen que será comercializado. “A partir do momento que se tem touros provados, o cliente tem uma informação diferenciada, o que aumenta a segurança no trabalho da empresa”.
O dono do touro Ocidente, Olavo de Resende Barros, da Fazenda Morro da Mandioca, referiu-se ao resultado como uma surpresa agradável. “Eu digo surpresa, porque apesar de confiar no touro, o teste de progênie é sempre uma incógnita, pelo fato de a distribuição de sêmen ser aleatória. Para mim, que já havia tentado colocar outros touros em prova, é realmente uma realização”, declara.
O teste de progênie é uma avaliação que imprime confiabilidade no touro, mas tem como inconveniente, a demora para ser concluído. “Ainda é o lado negativo do teste, que leva anos para gerar resultados. Quando recebemos a avaliação, não raro, ou os animais estão muito velhos e sem condição de produzir sêmen, ou já morreram”, relata Bruno Scarpa Nilo, promotor técnico veterinário de leite da CRI. Foi o que aconteceu com touro Ocidente que, infelizmente, já faleceu. A boa notícia é que a CRI tem estoque de sêmen do reprodutor para vendas, possibilitando, aos criadores, a aquisição dessa genética provada.
Foco na Produção: Campeã de Torneio Leiteiro
No dia seguinte, 03 de julho, o torneio leiteiro trouxe mais satisfação para CRI Genética. A novilha 5/8 Germina Diana Toystory 671, filha do touro Toystory da bateria de Holandês CRI, bateu o recorde da Exposição e Nacional, com a produção média de 66, 047 kg/leite e total de 198, 140 kg/leite em três dias de torneio. O criador Bernardo Garcia de Araújo Jorge, que também é representante da CRI em Apucarana (PR), relatou que a Diana é a primeira 5/8 trazida em torneio leiteiro. “Começamos pela janela da frente, afinal, ela chegou e já bateu o recorde”. Sobre a genealogia da campeã, Bernardo diz que Diana vem da família da vaca Única. “A ½ sangue era mãe de Germina XIS, uma antiga recordista da Megaleite”.
Sobre o pai, Toystory, Bernardo ressalta que é um animal que fala por si. “Ele é, de longe, o touro que mais produziu sêmen na história da indústria da inseminação. Existe uma grande quantidade de indivíduos superiores, tanto da raça Holandês quanto da Girolando, que são filhos dele. Sem dúvida nenhuma, ele foi fundamental”. O criador completa que o título alcançado na Megaleite, “evidencia o que a gente chama de famílias consistentes. São elas que trazem animais diferenciados”.
Padrão Racial: Campeãs de Pista
Ainda durante a feira, no dia 05 de julho, quinta-feira, a filha do Touro Império TE Santa Edwiges levou três títulos para casa. A novilha Realidade Tricordiana, propriedade da Fazenda da Origem, foi Reservada Grande Campeã Nacional ½ sangue Girolando da 10ª Megaleite, Campeã da Categoria Vaca Adulta e, ainda, Reservada Melhor Úbere Nacional.
No dia 06, sexta-feira, Baronesa Jurist Santa Luzia, filha do touro HBP Jurist, sagrou-se Tri Grande Campeã Nacional ¾ de sangue. Jurist por muito tempo fez parte do quadro de touros da Raça Holandesa da CRI. Hoje, suas filhas se destacam pela longevidade, saúde e tipo elevado.
A cada exposição que participam, os animais quem tem a genética CRI impressa em seu DNA, têm ganhado espaço e reconhecimento no meio agropecuário e se destacando dentro da indústria de inseminação bovina. Os resultados são obtidos por meio do trabalho focado, que tem como principal objetivo, chegar à maior produtividade e rentabilidade do pecuarista que confia parte importante do seu negócio nas mãos da equipe da CRI.
Fonte: Berrante Comunicação
◄ Leia outras notícias