Publicado em: 17/04/2013 às 08:40hs
O evento, que ocorreu no início deste mês, no parque de exposição da ASSOESA, na comunidade de Sampaio, contou com a participação de 33 produtores da região.
A principal atividade da feira, o concurso das raças de gado leiteiro, reuniu mais de 100 animais das raças Holandesa e Jersey, que foram selecionados nos municípios de Santa Clara do Sul, Cruzeiro do Sul, Venâncio Aires e Mato Leitão.
De acordo com o chefe do escritório da Emater/RS-Ascar de Mato Leitão, Claudiomiro Oliveira, a Instituição participa de toda a organização do evento, além da seleção dos animais que participam do concurso. “Durante a feira também repassamos informações técnicas sobre a bovinocultura de leite aos produtores interessados”, destaca.
Oliveira ressalta que a Instituição foi uma das responsáveis pela criação do evento, juntamente com o chamado “Grupo do Leite”, associação informal criada em 2005 e composta por cerca de 60 produtores da região.
Também foram promotores da 3ª Feira Regional do Gado Leiteiro a Prefeitura, Associação Esportiva e Recreativa Sampaio (Assoessa) e Associação de Prestação de Serviços de Assistência Técnica (Apsat) do Vale do Sampaio.
Bons índices de produção
Toda a movimentação criada em torno da bovinocultura de leite na cidade resultou em bons índices de produção, qualidade e rentabilidade da cultura no município. “Entre 2001 e 2012, houve crescimento de mais de 1000% na produção, que atinge hoje 18 mil litros/dia, 600 mil/mês ou ainda sete milhões por ano. Estes são bons índices para um município pequeno como Mato Leitão”, revela Oliveira.
Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar
◄ Leia outras notícias