Publicado em: 09/04/2013 às 12:20hs
Os eventos simultâneos são promovidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária, em parceria com a Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL), Universidade Federal de Viçosa e Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS).
O objetivo é organizar debates dentro dos propósitos de um projeto financiado pela União Europeia e coordenado pela Universidade de Bologna na Itália, conhecido como SALSA. O ciclo de workshop dará continuidade ao trabalho, iniciado em janeiro deste ano, na cidade de Roterdã, promovendo o intercâmbio de informações para estruturar uma rede de instituições e empresas parceiras.
O destaque fica na abertura com o "Simpósio Internacional sobre iniciativas de sustentabilidade e tendências na Europa e na América Latina: identificação e promoção de sinergias" que acontece no dia 10 de abril, quarta-feira. O Simpósio é aberto a todos os interessados e as inscrições são gratuitas, assim como, as visitas técnicas. As inscrições são feitas por e-mail inscricoes@pecuariasustentavel.net ou diretamente no auditório da Famasul, no dia do evento, localizado à Rua Marcino dos Santos, 401, Bairro Cachoeirinha II, em Campo Grande-MS.
Projeto - O projeto SALSA , tem por título: “Knowledge-based Sustainable vAlue-added food chains: innovative tooLs for monitoring ethical, environmental and Socio-economical impActs and implementing Eu-Latin America shared strategies” que em português seria: “Cadeias de alimentos com valor agregado através do conhecimento: ferramentas inovadoras para monitoramento ético, ambiental e dos impactos socioeconômicos para implementação de estratégias compartilhadas entre UE e América Latina”.
Como finalidade, o projeto pretende aumentar a sustentabilidade nas cadeias de carne bovina e soja, focando o fluxo de produtos entre a América Latina e Europa. Até o momento o projeto coletou resultados de percepção de diversos elementos das cadeias produtivas sobre a sustentabilidade das mesmas, bem como, de trabalhos científicos e já disponibiliza ferramentas inovadoras para facilita o contato de empresas brasileiras e europeias interessadas no comércio de produtos de valor ambiental e socioeconômico agregado.
Como exemplo, destaca-se a disponibilização de uma plataforma web para fornecimento de informações, treinamento, análise, monitoramento (auditoria) e recomendações que permitam concretizar os objetivos do projeto em decisões para as cadeias de produção da carne bovina e soja.
Fonte: Embrapa Gado de Corte
◄ Leia outras notícias