Bovinos de Corte

Simental do Mamado representa o Brasil em Congresso Mundial de Simental na Áustria

Criadores da raça Simental de todo o mundo reúnem-se na Áustria, entre 30 de agosto a 8 de setembro, com o objetivo de discutir o futuro da raça


Publicado em: 16/09/2022 às 09:00hs

Simental do Mamado representa o Brasil em Congresso Mundial de Simental na Áustria

O Brasil está sendo representado pelo criador Mário Aguiar Neto, conhecido por sua seleção “Simental do Mamado”.  Naquele País, o Simental corresponde a 80% do rebanho e há fazendas com mais de 300 cabeças especializadas em leite e outras em corte. No Brasil, o Simental é selecionado há mais de cem anos, especialmente para o cruzamento industrial e produção de carne.

O criador Mário Aguiar, que sempre busca as fontes internacionais para atualizar-se, também compartilha com os congressistas o que é feito no Brasil, como tecnologia e desempenho da raça. Na Áustria, por exemplo, os criadores buscam a característica “fitness” na qual valorizam os  animais produtivos especialmente para leite, porém, com uma vida longa nas fazendas. 

No Brasil, o principal foco do trabalho é a produção de carne a partir do cruzamento entre o Simental e o zebu. “Hoje o Simental brasileiro é adaptado ao calor e a braquiária que impressionam pelo peso da desmama, ganhando em precocidade e qualidade de carne”, explica Aguiar, sobre o trabalho que desenvolve na Simental do Mamado e que culminará em seu primeiro leilão próprio, no próximo dia 03 de outubro, pelo Canal Terra Viva.

Nesta seleção, o criador explica, ainda, que busca animais de pelo curto, resistentes aos carrapatos e com boa produção especialmente de carne. Particularidade do Brasil é a valorização da fêmea meio-sangue Simental, excelente mãe na criação de bezerro a pasto, além de ser a preferência nacional como receptora, entre as centrais de embriões.

Com sua experiência no Congresso, Aguiar esteve com criadores de outros países sul-americanos e pôde disseminar o trabalho feito no Brasil. Com isso, conseguiu confirmar para o próximo ano a realização da Conferência das Américas, no Brasil e que ocorrerá em dezembro, quando também se comemora os 60 anos da Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS). “Toda a articulação foi feita em parceria com a entidade nacional o que nos motiva e empolga no cenário da pecuária brasileira”, lembra.

Além do intercâmbio de informações, o Congresso Mundial da Raça Simental na Austria 2022 tem em sua agenda palestras técnicas, discutindo vários temas importantes que permeiam a raça Simental; visitas à central de inseminação de touro, visitas técnicas a universidades e centros tecnológicos e propriedades que criam a raça Simental na Áustria e uma feira agropecuária. 

Fonte: Assessoria de Imprensa Flatonin

◄ Leia outras notícias