Bovinos de Corte

SENAR mostra resultados de três anos do projeto de bovinocultura

Os resultados já podem ser vistos em algumas fazendas que criam gado Nelore em Roraima


Publicado em: 20/03/2012 às 14:10hs

SENAR mostra resultados de três anos do projeto de bovinocultura

Desde quando foi iniciado, em 2009, os idealizadores do Projeto de Bovinocultura em Roraima (PBRR), tinham o objetivo de alcançar resultados promissores com animais para cria, recria e engorda – o ciclo completo da criação de gado. Nos últimos três anos, os efeitos provocados pela aplicação de técnicas de melhoramento genético e produção de qualidade de carne e de leite acompanhou o pensamento empresarial do lucro e da gestão da propriedade rural. Por isso, na sede do Sistema FAERR/SENAR, instituições e técnicos do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae em Roraima) avaliaram o desempenho do projeto.

Na demonstração de vídeos e documentos foram expostos os resultados e trajetória do projeto. Oito médicos veterinários foram contratados durante as consultorias, onde fizeram o levantamento das propriedades que tinham aptidão para atividade pecuária. Eles sugeriram caminhos e aplicação de tecnologias adequadas às fazendas participantes. No primeiro ano, 2009, começou com 10 fazendas que receberam consultorias técnicas, treinamentos e capacitação profissional.

Em 2010 o projeto avançou e outras 40 fazendas foram selecionadas para a fase II dos municípios de Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Mucajaí e Iracema. Segundo o coordenador do projeto no Senar, Anaximandro Coimbra, foi partir daí que o programa identificou às necessidades dos produtores, por meio da realização de diagnósticos e planos individualizados, respeitando a realidade de cada fazenda atendida. Outra promoção foi o I Leilão do Projeto, no Parque de Exposição Dandãezinho.

“Quando o empresário rural monta um negócio, quer lucro. E de olho em quem mexe com criação de gado em Roraima o projeto foi criado. Hoje temos, sem dúvida, empresários rurais com pensamento empreendedor e não apenas criadores de gado”, comemorou Coimbra, explicando sobre as viagens técnicas realizadas para Rondônia e Tocantins, com o intuito de troca de conhecimento e experiência entre produtores. Na viagem uma comitiva de empresários rurais de Roraima tiveram a oportunidade de conhecer propriedades bem equipadas e com tecnologias aplicadas.

O fazendeiro Waldemir Carlos do município do Bonfim, disse que desde quando entrou no projeto só obteve lucros e informações técnicas, por meio das consultorias do médico veterinário Lutero Reis. “Minha entrada no projeto foi rentável para minha fazenda. Antes eu não sabia quando minhas vacas leiteiras estavam doentes. Não tinha certeza. Daí o projeto incentivou a fazer exames periódicos dos meus aninais. Tenho um calendário de vacinas e hoje faço de 45 em 45 dias a avaliação do rebanho”, ressaltou Carlos.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR é o executor do projeto, enquanto que o Sebrae é a instituição idealizadora e a gestora. De olho no rebanho e na produção de carne e leite, pois Roraima possui cerca de 700 mil cabeças de gado, segundo estimativa da Agência de Defesa Agropecuária (Aderr), o PBRR aplicou ações em quase todo o estado.

Outras ações

Outras ações foram realizadas, como capacitação de mão-de-obra e de produtores rurais em quase todas as fazendas atendidas, além disso, envolveu pecuaristas e entidades como sebrae e senar, num esforço conjunto para gerar resultados e ampliação de conhecimento.

Três eventos técnicos marcaram 2011. Foram mostras de resultados alcançados com bezerros nascidos de inseminação artificial, pastejo rotacionado aplicado em todas as propriedades – (técnica de consumo do pasto em áreas demarcadas com piquetes, para o aproveitamento total da grama).

A redução de custos também abordada para o aumento da rentabilidade, formação de preço, melhoramento da gestão da propriedade e utilização de registro adequado de despesas. Os resultados podem ser vistos nas Fazendas: Paraíso, no município de Alto Alegre do proprietário Raimundo Pinheiro; Samaúma/Cantá, do proprietário Vilmar Matos; e Wal Paraíso/Bonfim, do proprietário Waldemir Carlos.

O projeto em 2012


A reunião de resultados terminou com o pronunciamento do coordenador comemorando o projeto. Segundo Coimbra, o projeto vai continuar em 2012. “Temos pela frente mais 18 meses de consultorias planejadas. O Sebrae e o Senar vão arregaçar as mangas para cumprir a meta de melhorar a criação de gado bovino em Roraima”, finalizou.

Federação da Agricultura e Pecuária de Roraima - FAERR

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA

◄ Leia outras notícias