Publicado em: 18/03/2025 às 08:30hs
Nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2025, foi realizada a primeira etapa internacional do Circuito Nelore de Qualidade, no frigorífico Fridosa, situado em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. A avaliação envolveu 480 animais de 11 pecuaristas bolivianos, sendo esta etapa um marco na parceria entre a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), a Associação Boliviana dos Criadores de Zebu (Asocebu) e o frigorífico local Fridosa.
Entre os 329 machos não castrados avaliados, 71% apresentaram dentição de leite completa, com idades aproximadas entre 18 e 20 meses, e 62% possuíam cobertura de gordura mediana ou uniforme. O peso médio dos machos foi de 19,6 arrobas. No caso das fêmeas, foram avaliadas 151, das quais 80% apresentaram cobertura de gordura mediana ou uniforme, e 71,5% possuíam até dois dentes incisivos permanentes, indicando uma idade de cerca de dois anos. O peso médio das fêmeas foi de 14 arrobas.
Animais jovens e com boa terminação foram os grandes destaques da etapa. Em um comparativo com os primeiros anos das avaliações na Bolívia, a média de peso de carcaça dos machos aumentou em mais de 40 kg, refletindo a evolução da genética Nelore na região.
Os prêmios para os melhores lotes de carcaças foram entregues nas seguintes categorias:
Realizado desde 1999 no Brasil pela ACNB, o Circuito Nelore de Qualidade tem como objetivo promover e fortalecer a genética Nelore, contribuindo para o avanço da raça e seu posicionamento como produtora de carne de alta qualidade. A avaliação realizada no Circuito reflete os resultados obtidos pelos pecuaristas em suas diversas realidades e sistemas de produção.
Com o apoio de empresas como Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal, o Circuito é considerado o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. Na Bolívia, é promovido com o apoio do frigorífico Fridosa e em parceria com a Asocebu. Já no Paraguai, o evento é organizado pela Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore, com apoio da Minerva Foods.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias