Bovinos de Corte

Projeto propõe acompanhamento de rebanho até abate em Mato Grosso

Identificar pontos de divergências, apontar direcionamentos e assim melhorar o rendimento de carcaça são os objetivos do projeto ?Na Medida - O abate do pasto ao frigorífico? lançado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat)


Publicado em: 15/03/2013 às 15:30hs

Projeto propõe acompanhamento de rebanho até abate em Mato Grosso

A proposta de acompanhamento do rebanho desde o manejo dentro da propriedade até a hora do abate com a pesagem dos animais em cinco etapas do processo vai mostrar em quais pontos há perdas de peso e assim queda no rendimento. Este projeto conta com a parceria da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e frigorífico Frialto.

O rebanho acompanhado no projeto passa por cinco pesagens, duas na propriedade, uma no ‘balanção’ da cidade, uma na balança Peso Vivo, que pertence à Acrimat e está instalada dentro do frigorífico, e, por último, a pesagem de carcaça. As diferenças de pesos entre essas etapas poderão apontar onde e porque os animais perdem pesos.

De acordo com Luciano Vacari, superintendente da Acrimat, o intuito é desenvolver um trabalho técnico a fim de acabar com os pontos de divergências entre os componentes da cadeia e, assim, proporcionar melhor rendimento de carcaça. “Vamos analisar todos os pontos, desde o manejo do animal na fazenda, para saber se é adequado, as condições estruturais do curral, dos caminhões de transporte e até das estradas. Desta maneira poderemos padronizar o abate e assim evitar perdas”.
 
O diretor do Frialto, Paulo Belincantta, afirma que o projeto é a realização de sonho antigo para colocar fim aos atritos existentes entre frigorífico e pecuarista com relação ao rendimento de carcaça. “Será possível eliminar divergências por meio de um trabalho técnico que será desenvolvido”, afirma ao citar que o objetivo não é nem haver um melhor rendimento, mas conhecer o verdadeiro rendimento de carcaça.

Luciano Vacari revela que sempre houve discussões sobre o peso do animal na hora que saía da propriedade e este peso quando fosse abatido, porém nunca houve a união entre indústria e produtor para encontrar juntos os motivos para as diferenças de peso. “Agora vamos observar todas as variáveis, desde o modo como ocorre o manejo deste animal, das condições do transporte e de como são os procedimentos dentro da indústria”, destacou.

Por enquanto, o projeto está em desenvolvimento no município de Sinop, em uma das plantas do Frialto. Para cada lote de animais acompanhado são colhidos os dados, que depois serão cruzados para a conclusão dos trabalhos.

Fonte: Só Notícias

◄ Leia outras notícias