Publicado em: 26/07/2013 às 17:50hs
A Alltech, empresa de nutrição animal e biotecnologia, irá apresenta o programa Beef Advantage, um conjunto de soluções para os desafios encontrados na bovinocultura levando ao pecuarista tecnologias que garantem a rentabilidade de seu negócio.
Hoje, o produtor gasta cerca de 50% do orçamento do rebanho em alimentação. Portanto, a preocupação para que estes alimentos atinjam a máxima eficácia e resultem em maior lucratividade é constante. A eficiência dos alimentos é medida pela proporção do consumo alimentar versus a produção do animal. No caso de animais de corte, esta relação é apresentada pela quantidade ingerida versus o ganho de peso.
Uma vantagem na conversão do que é ingerido em nutrientes e peso para os ruminantes é a ação dos microorganismos existentes no rúmen. Estes são responsáveis, por meio de um sistema de fermentação, por degradar os alimentos e produzir proteína e energia para manter os processos fisiológicos, de produção e também de reprodução. É preciso que o animal consuma ingredientes balanceados para obter sucesso no processo de fermentação no rúmen, desta forma, os nutrientes são disponibilizados de maneira sincronizada, potencializando a eficiência ruminal.
Para que a degradação seja realizada, é necessária a presença de nitrogênio no rúmen. Uma fonte deste componente é a ureia, porém esta apresenta uma liberação muito rápida no organismo, resultando em baixo aproveitamento de energia do animal.
A Alltech é pioneira nesta solução e possui mais de 80 trabalhos realizados em todo o mundo, além de um controle de qualidade em sua produção. Sendo assim, desenvolveu uma substância com a mesma capacidade de controlar a liberação de nitrogênio no rúmen, comparando com fontes vegetais, como o farelo de soja. Desta forma, é possível garantir concentrações médias acima de 23 mg de N-NH3/dl de líquido ruminal. Este é um indicativo de boas condições de crescimento macrobiano, que pode favorecer a atividade fermentativa. Esta solução une diversos produtos no programa chamado Beef Advantage.
Atualmente, os desafios da pecuária bovina estão em alcançar a eficiência ruminal, proporcionar o desempenho reprodutivo, saúde intestinal, segurança alimentar, qualidade da carne, além da viabilidade econômica. Os benefícios da utilização do programa Beef Advantage atendem exatamente a esses pontos, além de colaborar na digestibilidade das fibras e no desempenho reprodutivo.
O programa oferece soluções ao produtor de carne. Segundo Amaury Valinote, gerente Nacional de Ruminates da Alltech, com dietas bem formuladas aliadas às tecnologias, é possível alcançar uma excelente eficiência alimentar. “A gestão correta de alimento faz a diferença no resultado final da pecuária de corte, na qual se busca sempre o melhor lucro” finaliza o gerente.
A Alltech investe em pesquisas na área de nutrição, em qualidade e rastreabilidade para fornecer produtos livres de qualquer contaminação ou danos à saúde animal e humana.
Sobre a Alltech do Brasil - É formada por uma unidade fabril em São Pedro do Ivaí (PR) e por um centro administrativo e planta industrial em Araucária (PR). A unidade brasileira é responsável pelo segundo maior volume de produção do Grupo Alltech.
A unidade localizada no município de São Pedro do Ivaí fabrica insumos naturais para alimentação animal a partir do melaço, subproduto da cana-de-açúcar. Prevista inicialmente para produzir anualmente 20 mil toneladas de biomassa, há quatro anos aumentou sua capacidade para 50 mil toneladas/ano, com possibilidade de dobrá-la. Atualmente, esta é a maior fábrica de biotecnologia direcionada para nutrição animal do país. Cerca de 70% da produção é destinada ao mercado externo, transformando o Brasil no maior centro produtor e exportador do uso da alta tecnologia do Grupo Alltech. A planta de Araucária é especializada na fabricação de produtos líquidos, inoculantes e Optigen.
Fonte: LN Comunicação
◄ Leia outras notícias