Bovinos de Corte

Pesquisa da USP estuda processo decisório de compras de genética de gado de corte

O estudo realizado pelo Agrofea indica que a compra de sêmen apresenta peculiaridades baseadas nos objetivos do criador e manejo do rebanho além da estrutura e tamanho da propriedade


Publicado em: 09/08/2012 às 16:30hs

Pesquisa da USP estuda processo decisório de compras de genética de gado de corte

Roberto Fava Scare, professor doutor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) é um dos autores do artigo “Análise do processo decisório de compra de inseminação artificial por pecuaristas de gado de corte”, que foi apresentado no 50o Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural.

O estudo foi realizado pelo Agrofea, Programa de Pesquisa em Agronegócio da FEA-RP, com a participação dos alunos de graduação em Administração, Leonardo Silva Antolini e Felip Perez Mirandola. O artigo baseou-se em modelos de processo de compra de consumidor final também de consumidor empresarial. “O comportamento de compra do produtor rural é fruto de uma combinação do comportamento do cliente organizacional e do cliente de bens de consumo”, explica Fava Scare.

Para dar embasamento às análises e considerações finais do artigo, também foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa, com seis pecuaristas de diferentes perfis, com rebanhos de diferentes tamanhos.

O estudo concluiu que o processo de compra de sêmen pelos pecuaristas brasileiros apresenta peculiaridades e diferenças com base nos objetivos de cada um dos proprietários, no manejo do rebanho e conforme a estrutura e tamanho da propriedade.

Uma similaridade entre os compradores de sêmen, entretanto, é o fato de considerarem cada aquisição como uma nova compra. Isso por que frequentemente há uma nova busca por fornecedores de determinado tipo de sêmen. No caso dos grandes proprietários, envolvendo também a especificidade de touros. Os pecuaristas também dividem as mesmas preocupações ao comprar sêmen: o valor genético, preço,  marca do revendedor e serviços.

Porém, o modo como é feita a seleção do fornecedor varia conforme o tamanho da propriedade.  Grandes pecuaristas não visam atributos de marca ou serviços oferecidos pela central. Eles relatam, entretanto, que os melhores touros normalmente são encontrados nas centrais de maior renome. Por outro lado, médios e pequenos proprietários selecionam fornecedores por meio de serviços de suporte dos consultores das centrais e das especificações genotípicas dos touros.

Agrofea - O Programa de Pesquisa em Agronegócio da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto foi criado para consolidar as atividades de pesquisa em agronegócios de professores e alunos da FEA-RP. O AgroFEA tem como objetivo gerar conhecimentos voltados para a aplicação de modelos de economia, administração e contabilidade que desenvolvam os sistemas agroindustriais (SAGs) e as empresas pertencentes a estes sistemas.

Fonte: Imprensa FEARP/USP

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