Bovinos de Corte

Pecuaristas do Paraná podem melhorar qualidade e ganhos com a carne bovina

O encontro aconteceu no dia 7 de fevereiro, na sede da nova indústria de suplementos minerais da Nutristar


Publicado em: 11/03/2013 às 13:40hs

Pecuaristas do Paraná podem melhorar qualidade e ganhos com a carne bovina

Com o objetivo de formar um grupo paranaense para a produção padronizada e certificada de carne de alta qualidade, a Araucária Genética Bovina, em parceria com o Frigorífico Marfrig e a Nutristar, reuniu 82 pecuaristas em Londrina. O encontro aconteceu no dia 7 de fevereiro, na sede da nova indústria de suplementos minerais da Nutristar.

Segundo Marcelo Vezozzo, diretor da Araucária, o objetivo do encontro foi mostrar aos pecuaristas que, através da união e da adesão ao programa de fomento à produção de animais de qualidade genética superior, pode se elevar os ganhos com a produção de bezerros e bois para o abate em mais de 20% acima da média do mercado.

Com esta parceria com o Marfrig, a Araucária mostra que não é somente uma empresa de venda de sêmen. "Vamos além disso, procuramos organizar o mercado levando ao produtor informações e ferramentas para que ele tenha resultados econômicos melhores na sua atividade", diz Vezozzo.

Ele explicou que para participar do projeto os produtores têm que ter uma filosofia diferenciada na condução de suas propriedades e também disposição para trabalhar em grupo. O objetivo é que eles produzam bezerros padronizados, utilizando os melhores touros do mercado e com tecnologia de IATF - Inseminação Artificial em Tempo Fixo. "Desta forma teremos lotes de animais padronizados e de qualidade superior. O mercado para este tipo de animal é diferenciado, temos mais procura do que oferta. Esse diferencial é que dará sustentabilidade econômica aos nossos produtores", garante.

Luciano de Andrade, gerente de fomento agropecuário do Grupo Marfrig, garantiu aos produtores que a empresa dá todo apoio financeiro e tecnológico aos grupos de produtores. "Quem entrar na parceria tem de imediato adiantamento para custear a compra de sêmen e o trabalho de IATF, em até R$ 45,00 por vaca cadastrada. E esse valor será cobrado sem juros na época do abate dos animais. Podendo ser reduzido de acordo com o índice de entrega dos garrotes."

Segundo ele, em 2012 o programa contou com 115 mil vacas no programa. E em 2013 espera que este número ultrapasse a 170 mil matrizes em rebanhos de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. "O Paraná não poderia ficar de fora de nossos planos. Vemos um grande potencial para expansão do programa aqui. Os produtores do Estado utilizam-se de boa tecnologia e genética em seus rebanhos e estão próximos de São Paulo, o maior centro consumidor do País", diz Luciano Andrade.

Os produtores interessados em participar deste programa de carne de qualidade devem procurar a Araucária Genética ou um dos seus representantes.

Sobre a Araucária

A Araucária Genética Bovina atua no mercado nacional e internacional há 22 anos. A empresa é pioneira em buscar o melhor da genética mundial, trabalhando com importação e exportação de genética de raças bovinas de corte e leite. Além do material genético, a Araucária disponibiliza as mais modernas tecnologias de produção para a bovinocultura, proporcionando eficiência e rentabilidade aos pecuaristas.

Fonte: Pé Vermelo Comunicação

◄ Leia outras notícias