Publicado em: 28/11/2024 às 11:45hs
A Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) promoveu, nesta terça-feira (26), a quinta edição do Meet da Carne, evento aberto ao público e realizado na Associação Rural de Pelotas (RS). O encontro teve como objetivo aproximar pecuaristas, profissionais da pecuária de corte e consumidores, oferecendo um espaço para a troca de informações e experiências sobre o processo de produção da carne bovina.
Na abertura do evento, o presidente da ANC, Joaquin Villegas, destacou a importância da iniciativa, lembrando que o Meet da Carne já passou por diferentes estados, com edições realizadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Villegas enfatizou que o evento busca estreitar a relação entre a associação, os criadores e o público, promovendo um maior entendimento sobre a cadeia produtiva da carne. “O Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) tem contribuído há 50 anos para a melhoria das raças e da pecuária”, afirmou.
A primeira palestra foi conduzida por Silvia Freitas, superintendente de Registro da ANC, que explicou o conceito por trás do Meet da Carne, criado em 2022. O objetivo é valorizar o pecuarista e conscientizar o consumidor sobre o longo processo que envolve a produção da carne, desde o acasalamento de touros e vacas até o momento da compra no varejo. “O consumidor geralmente foca em escolher uma carne suculenta e macia, mas não tem ideia do trabalho envolvido na produção", destacou Silvia. Ela ressaltou o papel do Promebo, que oferece informações técnicas e critérios para garantir maior produtividade, lucratividade e satisfação do consumidor.
A segunda palestra foi ministrada por Flávio Montenegro Alves, presidente do Conselho Técnico da ANC, que detalhou como o Promebo pode ser utilizado como ferramenta de seleção de reprodutores para maximizar a produtividade. Alves comparou os antigos métodos de escolha de reprodutores, baseados principalmente em exposições morfológicas, com os novos critérios que consideram também informações genotípicas. “É essencial avaliar não só o que vemos, mas também o que os dados técnicos e genéticos nos dizem sobre os animais”, explicou.
O evento foi encerrado com uma sessão de perguntas, onde os participantes puderam tirar dúvidas com os palestrantes, seguida de uma confraternização. A realização do Meet da Carne contou com o patrocínio de Supra, Neogen e Alta Progen, e apoio de Foco Pampeano.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias