Publicado em: 02/04/2012 às 09:10hs
Os jovens reprodutores foram criteriosamente escolhidos pela equipe “Zebu Corte”, através de detalhadas análises das avaliações genéticas e fenotípicas em mais de trezentos animais da safra 2010.
Segundo o zootecnista Thiago Lopes os referidos touros que vão integrar a bateria da ABS foram escolhidos após a conclusão de todas as avaliações genéticas da safra nascida em 2010, inclusive para eficiência alimentar. Para Thiago a inclusão da “Eficiência Alimentar” como característica complementar vai aumentar ainda mais o grau de confiança que os produtos Matinha desfrutam no mercado. Os criadores estarão seguros que além da eficiência reprodutiva, rápido crescimento e terminação, terão também animais que demandam menos alimento.
Outra informação relevante é que todos os seis touros realmente entraram na puberdade antes dos quinze meses de idade. Na Matinha a identificação dos machos sexualmente mais precoces não é estimada, é feita através da coleta de sêmen a partir dos doze meses de idade. Prática adotada ininterruptamente desde 1995.
Os touros eleitos foram os seguintes:
RDM 4656 – Palermo (Provador x Rambo)
RDM 4673 – Prado (Provador x Itaú)
RDM 4785 – Pasha (Macuni x Gandhi)
RDM 4885 – Peron (Jharu x Quark)
RDM 5017 – Pajero (Macuni x Itaú)
RDM 5049 – Playboy (Provador x Dirigido)
A ABS Pecplan estará disponibilizando sêmen destes jovens reprodutores a partir de agosto, no início das estações de monta.
Fonte: Pec3 Press
◄ Leia outras notícias