Bovinos de Corte

Matinha conclui mais uma prova de Eficiência Alimentar

No mês de maio, o Rancho da Matinha encerrou a avaliação de mais um lote, dessa vez os animais avaliados foram 128 fêmeas superprecoces, todas prenhes com até 17 meses, com ótimos desempenhos para ganho de peso.


Publicado em: 03/07/2012 às 14:20hs

Matinha conclui mais uma prova de Eficiência Alimentar

Para efeito de análise comparativa os animais foram divididos em três grupos, tendo como referência os valores dos consumos residuais (CAR). Um grupo com CAR baixo (eficientes), outro grupo com CAR alto (ineficientes) e um grupo médio. O ganho em peso dos três foi semelhante (1,2 Kg/cab./dia), entretanto, confirmando os resultados obtidos em outros testes, houve significativa diferença na Ingestão de matéria seca (IMS) entre eles.

Quando comparamos os grupos de alto e baixo CAR a diferença na IMS foi de 24%, ou seja, os animais mais eficientes demandaram 24% menos para realizarem desempenhos semelhantes aos ineficientes.

Contudo quando correlacionando eficiência alimentar com terminação de carcaça, diferente do observado na literatura a respeito das raças taurinas, os resultados das avaliações não evidenciaram qualquer correlação negativa entre as duas características.

Os resultados obtidos com as avaliações, inclusive das fêmeas, irão subsidiar os planos de acasalamentos das próximas estações de monta, gerando a possibilidade de grandes avanços genéticos no rebanho Matinha, também para eficiência alimentar.

Como tudo começou:

Em agosto de 2011, o Rancho da Matinha, em Uberaba(MG), iniciou a 1ª prova que para medir a eficiência alimentar dos animais da raça nelore

O método utilizado para avaliar esta característica de importante impacto econômico era inédito no país e resultado de uma parceria firmada com ABS Pecplan. Os 16 conjuntos de cochos Growsafe, provenientes do Canadá, foram desembarcados na propriedade do criador Luciano Borges, no último dia 18 de julho de 2011. Após montagens e ajustes necessários,  o teste pioneiro foi realizado com 128 machos.

O sistema Growsafe, reconhecido como o mais avançado e seguro para medir consumo bovino, foi desenvolvido no Canadá e é usado em larga escala por Universidades e criadores americanos. O sistema opera eletronicamente, de forma automática, reduzindo possíveis interferências ou erros humanos.

Fonte: Pec3 Press

◄ Leia outras notícias