Publicado em: 21/03/2013 às 18:50hs
Indicado entre os 100 empreendedores mais influentes do agronegócio brasileiro, Maurício Tonhá, do Grupo Estância Bahia, já preparou tudo para seu tradicional megaleilão de gado, o maior da pecuária mundial. O Megaleilão 10.013 da Estância Baia ocorrerá em três etapas, a começar por Água Boa/ MT, no dia 20 de abril. No dia 12 de maio, o circuito se estende para Britânia/GO, e no dia 18 retorna para Mato Grosso, só que na capital Cuiabá. Os pregões ocorrem a partir das 12h, com transmissão pelo Canal Terraviva.
Como de praxe, a meta é leiloar 10.013 bovinos de cria, recria e engorda em cada uma das etapas, mas a possibilidade de novos recordes não está descartada. Balanço das edições anteriores mostram superações consecutivas, com volume quase quatro vezes maior que o anunciado. "Poderíamos vender até dez vezes mais e, mesmo assim, seria um número insignificante, pelo tamanho e força de nossa pecuária. Se esses recordes ocorreram foi porque cada vez mais pecuaristas decidiram participar dessa história", explica.
No ano passado, por exemplo, a etapa de Água Boa, onde é vendida a maior quantidade, 40.941 foram apregoados em pouco mais de sete horas, 230 a mais que em 2011. Mesmo não havendo recordes individuais, um crescimento é esperado com a extensão do circuito para Britânia/GO. O leilão será promovido no recinto Lago dos Tigres, em parceria com a Associação dos Produtores do Vale do Araguaia (Aprova), formada por mais de 100 pecuaristas. "Novamente essa grande vitrine evidenciará uma das pecuárias mais produtivas e tecnificadas do Brasil", diz Marcelo Marcondes, presidente da entidade.
Como de costume, pela sétima vez, Cuiabá, a capital mato-grossense, encerará a temporada, reunindo animais de aproximadamente 50 fazendas e os principais confinadores do Estado. Na edição de 2012, cerca de 1.500 pecuaristas prestigiaram o evento e mais de 24 mil bois foram negociados, 1.175 a mais que em 2011.Totalizando todas as etapas, o último circuito recebeu mais de 4.000 pessoas, entre empresários, pecuaristas e políticos. Quase 72 mil animais foram ofertados, movimentando mais de R$ 60 milhões.
História de sucesso
A primeira edição do Mega Leilão aconteceu em 2001, em comemoração aos 10 anos de atividade da Estância Bahia nos leilões rurais. Maurício Tonhá relembra que naquele ano anunciou a realização de um pregão com 10.000 animais, sendo até chamado de “picareta” por um criador. Em resposta, disse: “Se você não acredita, faço questão de fretar um avião para que você possa assistir ao evento. E digo mais, agora não serão dez mil animais e, sim, 10.001”.
O desejo em superar a marca resultou em nada menos que 12.861 animais comercializados e, de lá para cá, os números exponenciais não pararam de crescer. A cada ano um novo recorde surgia e, ao mesmo tempo, aumentava o desejo dos pecuaristas em fazer parte dessa história. Hoje, além de realizar os maiores leilões do planeta, a Estância Bahia detém um moderno sistema de armazenagem de grãos, investe na criação de alevinos, presta serviços na produção e colheita de silagem, . Possui até um programa de TV na grade do Terraviva: a Central de Negócios.
Fonte: Pec Press
◄ Leia outras notícias