Bovinos de Corte

Interconf reuniu elos da cadeia produtiva e reforçou o canal de diálogo com o setor

A Interconf 2012 reuniu em torno de 900 participantes entre pecuaristas e profissionais do setor nos dois dias de plenárias e Dia de Campo no confinamento da Fazenda Floresta, em Nazário (GO) pertencente ao Grupo JBS.


Publicado em: 26/09/2012 às 09:30hs

Interconf reuniu elos da cadeia produtiva e reforçou o canal de diálogo com o setor

Considerado o maior encontro da cadeia da carne do Brasil a 5ª Conferência Internacional de Confinadores – Interconf 2012, realizada de 11 a 13 de setembro, em Goiânia (GO), novamente se caracterizou como evento histórico ao reunir num mesmo ambiente, líderes dos três elos da cadeia produtiva da carne bovina: produtores, indústria e varejo.

A Interconf 2012 reuniu em torno de 900 participantes entre pecuaristas e profissionais do setor nos dois dias de plenárias e Dia de Campo no confinamento da Fazenda Floresta, em Nazário (GO) pertencente ao Grupo JBS. 

E como nos anos anteriores a Interconf contou com conferencistas oriundos das mais diversas regiões do Brasil e também de países da América Latina, dos Estados Unidos e da Europa que prestigiaram o evento.

A conferência deste ano teve como eixo temático ‘Produção de Carne: Processos desencadeiam processos’ com a programação técnica composta por três painéis: “Aspectos gerais da produção de boi e da indústria da carne”, “Mercado consumidor de carne no Brasil” e “Relações entre produtores e frigoríficos”.

De acordo com o pecuarista Letelbe Maurício Barroso Vasconcelos, Sítio Nossa Senhora Aparecida, em Conceição de Macabu (RJ), a Conferência deste ano teve como ponto positivo a grande iniciativa de trazer todos os envolvidos da cadeia da carne a conversarem entre si e exporem diversos pontos que ainda travam um entendimento mútuo e mais avançado entre os elos.

“A Assocon (Associação Nacional dos Confinadores) levou para Goiânia pessoas conhecedoras de suas áreas de atuação e instigou o debate em torno de gargalos ainda existentes e que é claro, não serão resolvidos no imediatismo, mas só o fato terem sido expostos já foi um trunfo histórico”.

Vasconcelos também elogiou a grade de programação dos palestrantes e em especial, o tema ‘Posicionamento estratégico da carne bovina: a visão do Uruguai’ com o palestrante Dr. Pablo Caputi, diretor de Informação e Análise Econômica do Instituto Nacional de Carnes (INAC do Uruguai).

“Foi uma palestra interessante que demonstrou claramente a importância da organização compartilhada da cadeia produtiva. É exemplar a capacidade do Uruguai em reunir líderes do governo, pecuaristas e indústria rotineiramente para a tomada de decisões. Foi uma lição para nós mostrando que é possível dentro do processo todos sentarem numa mesma mesa para decisões conjuntas”.

Para o gerente executivo da Assocon Bruno de Andrade, a 5ª Interconf mais uma vez promoveu o diálogo com o setor produtivo apresentando e debatendo suas potencialidades, oportunidades e necessidades.

“A Interconf é um dos principais canais de diálogo que o confinador possui via Assocon para manifestar intenções e formalizar reivindicações junto ao setor produtivo. Portanto, uma ferramenta sob a força do associativismo entre os pecuaristas, de forma que possamos juntos e numa mesma voz estabelecer e construir ações práticas em benefício da cadeia da carne”, diz Andrade.

Fonte: Texto Assessoria de Comunicação

◄ Leia outras notícias