Bovinos de Corte

Índices genéticos auxiliam comprador de touros na tomada de decisão

Remate Guatambu, Alvorada e Caty vai apresentar ao longo do leilão consultoria sobre dados de exemplares em oferta


Publicado em: 29/10/2020 às 08:20hs

Índices genéticos auxiliam comprador de touros na tomada de decisão

As informações de índices genéticos geradas para que os compradores possam decidir os exemplares na hora da tomada de decisão da aquisição de touros para seus rebanhos é uma das características do tradicional Remate Guatambu Alvorada e Caty. O leilão, que ocorrerá de forma virtual e em duas etapas, terá sua primeira parte realizada neste dia 27 de outubro, às 20h30min. Na noite desta quinta-feira, 22 de outubro, os organizadores realizaram uma live trazendo informações sobre os índices que serão apresentados no evento e do trabalho de seleção dos três criatórios.

A consultora do GenSys, Fernanda Brito, foi uma das participantes. A especialista vai participar do leilão prestando informações que serão disponibilizadas ao longo da transmissão, sendo esta uma das novidades do remate. Este ano um dos destaques é o Índice de Facilidade de Parto, que foi apresentado em setembro pela Conexão Delta G, entidade na qual os criatórios são fundadores. Segundo a consultora, a proposta de reunir em um índice mais de uma característica que afeta o parto, ainda mais em sistemas de ciclo curto, é dar mais robustez a estimativa de mérito genético. "Além do peso ao nascer, que já é uma medida consagrada como indicador, também se utilizou escores de um banco de dados. É claro que é importante salientar que mais de 95% dos partos não exigem auxílio, o que é o esperado. Mas as poucas ocorrências reunidas que estão em um banco com mais de 50 mil dados coletados, elas colaboram para aumentar a precisão para a seleção desta característica", observou.

Um dos titulares da Agropecuária Caty, Bernardo Pötter, reforçou que o remate tradicionalmente apresenta a avaliação genética completa dos animais apresentando a maioria das características produtivas, divididas em ganho de peso e de carcaça, com escores visuais de conformação, precocidade e musculatura. "São características que tem um impacto financeiro muito grande no bolso do produtor. Para aquele produtor que vende terneiros, os índices de desmama e ganho de peso para desmama são importantes. Esse produtor deve buscar touros no remate que tenham estas altas DEPs para estes índices. E o ganho de peso na fase final e a conformação, precocidade e musculatura na fase final é muito importante para o produtor que vende novilhos e trabalha com o ciclo completo", destacou.

Segundo Valter Pötter, proprietário da Guatambu, o trabalho dos criatórios busca a eficiência e produtividade para melhorar seus rebanhos. "Trabalhamos com uma seleção mais objetiva e massal, que é a seleção através das DEPs, que dá uma precisão de seleção maior pela metodologia utilizada, pois já trabalha direto pela busca e escolha dos animais superiores através da performance destes animais e dos parentes destes animais e com a variabilidade genética do rebanho em si. Hoje estamos já em uma fase de selecionar os animais, além das características de produtividade, crescimento, conformação, precocidade, musculatura e reprodutivas, estamos buscando animais mais adaptados e resistentes a determinadas situações e desafios da pecuária gaúcha, como a resistência a infestação de carrapato através da DEP Genômica Ecto Parasitas", salientou.

Este ano os organizadores do leilão, que está em sua 48ª edição, também se utilizaram da ferramenta do pré-leilão, pensando na facilidade para os compradores, disponibilizando a oferta em uma plataforma online, com vídeos dos lotes. Ao lançar no pré-leilão e efetivar a compra no leilão, o comprador pode ganhar um desconto extra de 1% em qualquer forma de pagamento. O endereço é http://bit.ly/guatambu-alvorada-caty-2020. A transmissão será pelo Canal Terraviva.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Remate Guatambu, Alvorada e Caty

◄ Leia outras notícias