Bovinos de Corte

Histórica etapa do Circuito Nelore de Qualidade avalia mais de 3 mil animais em Mato Grosso

Evento reúne pecuaristas de dez cidades e estabelece novo recorde na avaliação de carcaças no Brasil


Publicado em: 26/11/2024 às 13:00hs

Histórica etapa do Circuito Nelore de Qualidade avalia mais de 3 mil animais em Mato Grosso

A maior etapa já realizada no Circuito Nelore de Qualidade avaliou 3.354 animais nos dias 15 e 16 de outubro, na unidade da Friboi em Diamantino (MT). Durante a 24ª etapa de 2024, foram analisados 2.320 machos não castrados e 1.034 fêmeas, consolidando um marco histórico para a iniciativa.

O evento foi resultado da parceria entre a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), a Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT) e o frigorífico Friboi, contando ainda com o apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

"O volume de animais avaliados foi impressionante. Tivemos a participação de 16 pecuaristas, com lotes provenientes de dez municípios, superando nossas expectativas. O total alcançado ultrapassou a média esperada, representando um avanço significativo. Em 2023, avaliamos 1.052 animais. Neste ano, com o trabalho intenso da equipe de originação da unidade Friboi, mais que triplicamos esse número", destacou Victor Miranda, presidente da ACNB.

Reconhecimento aos melhores lotes de machos e fêmeas

Entre os machos avaliados, 64% possuíam até dois dentes incisivos permanentes, característica de animais com cerca de dois anos de idade. O peso médio registrado foi de 22 arrobas.

Na categoria Melhor Lote de Carcaças de Machos, a Medalha de Ouro foi entregue a Mariana Vilarindo Andrzejewski Matias, da Fazenda Santa Teresinha, em Brasnorte (MT). O segundo lugar ficou com Amarildo Christofolli, da Fazenda Hervalense III, em Diamantino (MT), e a Medalha de Bronze foi para Denise Conceição Zottis Boscoli, da Fazenda Bragança, em Lucas do Rio Verde (MT).

Elza Junqueira de Carvalho Dias, da Fazenda Rio Bonito, em Tangará da Serra (MT), recebeu a Medalha de Ouro na subcategoria de Melhor Lote de Carcaças de Machos Terminados em Pastagens.

Já entre as fêmeas, 86% dos animais tinham até dois dentes incisivos permanentes, indicando também cerca de dois anos de idade. Destas, 51% apresentavam dentição de leite completa, com menos de dois anos. O peso médio foi de 16 arrobas, e 93% das carcaças avaliadas possuíam cobertura de gordura mediana.

Na categoria Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas, a Medalha de Ouro foi conquistada por Celso Junqueira Franco Netto, da Fazenda Esperança, em Brasnorte (MT). Edilson Antônio Piaia, da Fazenda São João, em Campo Novo do Parecis (MT), ficou com a Medalha de Prata e ainda recebeu o Ouro na subcategoria de Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas Terminadas em Pastagens. Denise Conceição Zottis Boscoli completou o pódio com a Medalha de Bronze, representando a Fazenda Bragança, em Lucas do Rio Verde (MT).

Circuito Nelore de Qualidade: excelência e tradição

Promovido desde 1999 pela ACNB, o Circuito Nelore de Qualidade tem como objetivo valorizar e difundir a genética da raça Nelore, contribuindo para a evolução da pecuária brasileira e a produção de carne de alta qualidade.

A iniciativa conta com o apoio de grandes frigoríficos como Friboi, Frisa, Fribal e Masterboi, além de parceiros internacionais, como Fridosa, na Bolívia, e Minerva Foods, no Paraguai. Reconhecido como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo, o Circuito reafirma a importância do trabalho dos pecuaristas e seu impacto no mercado global de carne bovina.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias