Bovinos de Corte

GERAR CORTE apresenta balanço de sua atuação nacional no último ano

Banco de dados do grupo chega a oito milhões de inseminações em tempo fixo


Publicado em: 15/09/2020 às 14:20hs

GERAR CORTE apresenta balanço de sua atuação nacional no último ano

O Grupo GERAR CORTE cumpriu a tradição e apresentou em reunião on-line, os resultados alcançados pelo grupo na última estação de monta. Além de apontar os dados relativos a 2019/2020, a noite reservou novidades para os profissionais ligados à cadeia da pecuária de corte, que acompanharam a transmissão e puderam participar do evento por meio de envio de mensagens, dúvidas, fotos e vídeos ao Gerar Zap - ferramenta disponibilizada para a interação dos participantes. 

O Grupo reforçou sua missão de promover conhecimento e divulgação de dados, anunciando o lançamento do novo site do GERAR e do ProGERAR, software de coleta de dados na fazenda. Segundo Izaias Claro Junior, Gerente Técnicos de Reprodução da Zoetis, "o ProGERAR vem para facilitar a atuação do veterinário parceiro no processo de coleta de dados a campo e para melhorar a qualidade e a análise dessas informações. Prezamos muito mais pela qualidade do que pela quantidade dos dados, e o ProGERAR nos permitirá melhorar nossa qualidade com menos esforço". 

As informações apresentadas durante a reunião mostraram a continuidade da robustez e benefícios da análise das informações. 

Em números gerais, 1.924 fazendas tiveram suas informações analisadas no último ano - 3,64 MM matrizes assistidas somente em 2019 e 2,93 MM de sincronizações (IATF - Inseminação Artificial em Tempo Fixo e TETF - Inseminação Artificial em Tempo Fixo ) no mesmo ano. Em 2020, foram recebidos 1.406.338 dados, sendo 1.380.469 relativos à IATF e 25.869 à TETF. 

A taxa de prenhez média nacional foi de 51% no último ano. Os números se somam ao histórico de dados recebidos e analisados (IATF) pelo Grupo GERAR, que já batem a marca de mais de 8 milhões, desde que iniciou o trabalho, há 14 anos. 

"Alegra-me ver resultados tão amplos em 2020, que ajudam a cumprir a nossa missão de reforçar a importância de outros fatores dentro do sistema de reprodução para termos maior quantidade e qualidade produzidas", afirmou o médico-veterinário José Luiz Moraes Vasconcelos, professor da UNESP/Botucatu (SP), que mediou as rodadas de debates técnicos do GERAR CORTE 2020. Rafael Moreira, Gerente de Produtos da Zoetis, também relembrou que o Grupo "alia a eficiência do sistema de produção de gado de corte a fatores como reprodução, genética, nutrição, saúde e bem-estar dos animais". 

Assistência técnica 

Além da apresentação de dados, a reunião contou com a participação virtual de médicos-veterinários do GERAR. Os depoimentos apontaram um alto índice de satisfação com as técnicas utilizadas e o impacto positivo de seu trabalho no mercado da pecuária e na formação de técnicos e profissionais. 

Para ir além do fornecimento de dados e mostrar a importância cada vez maior da leitura e da análise dessas informações, o Gerente Sênior de Serviços Técnicos da Zoetis Ocilon Sá Filho apresentou uma nova ferramenta que auxiliará os produtores na tomada de decisões, mostrando o potencial do retorno econômico do uso das tecnologias. "Essa é mais uma forma que encontramos para ajudar os integrantes do GERAR a decidir, dentre uma série de possibilidades de investimentos, qual dará o melhor retorno ou qual a estratégia ideal a ser usada em cada lote da fazenda, por exemplo. Com isso, ganhamos em assertividade", disse. 

Para o encerramento da reunião duas homenagens foram prestadas, uma para o médico-veterinário José Luiz Moraes Vasconcelos, idealizador e mentor do GERAR, que contribuiu para o crescimento e o destaque da pecuária brasileira, e outra celebrando o Dia do Veterinário, comemorado na data do encontro. 

Sobre o GERAR CORTE 

O GERAR (Grupo Especializado em Reprodução Aplicada ao Rebanho) é um grupo qualificado de 250 técnicos que trabalha e discute inovações e resultados referentes à IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) e à TETF (Transferência de Embriões em Tempo Fixo). Os dados são coletados nas fazendas de gado de corte atendidas pelos técnicos, analisados pela equipe da UNESP/Botucatu (SP) e apresentados nas reuniões anuais do grupo GERAR.