Bovinos de Corte

Exportações de carne bovina brasileira indicam recorde em abril

Embarques diários ultrapassam 10 mil toneladas, sinalizando um desempenho histórico


Publicado em: 25/04/2024 às 12:10hs

Exportações de carne bovina brasileira indicam recorde em abril

As exportações brasileiras de carne bovina in natura estão em alta neste mês de abril, com um ritmo que sugere um recorde mensal. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), analisados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os embarques diários ultrapassaram 10 mil toneladas até o dia 19. Ao todo, já foram exportadas mais de 155 mil toneladas, o que faz deste o segundo melhor abril da história, mesmo com uma semana ainda por contabilizar.

O recorde histórico para abril foi registrado no ano passado, quando a média diária de exportações foi de 8,29 mil toneladas. Com o ritmo atual, é provável que o resultado final deste mês supere a marca anterior, estabelecendo um novo patamar para as exportações brasileiras de carne bovina.

Pesquisadores do Cepea destacam que esse volume crescente de exportações pode contribuir para um maior equilíbrio na oferta interna, dando sinais de maior firmeza ao mercado no curto prazo. Com mais carne bovina sendo enviada para o exterior, a pressão sobre o mercado interno tende a diminuir, o que pode resultar em preços mais estáveis para os consumidores brasileiros.

O desempenho robusto das exportações também reflete a qualidade da carne bovina brasileira e a confiança dos mercados internacionais no produto nacional. À medida que o setor mantém essa tendência de crescimento, espera-se um impacto positivo na economia e no agronegócio brasileiro como um todo.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias