Publicado em: 26/09/2013 às 18:10hs
Ji-Paraná (RO) recebe nos dias 3 e 4 de outubro, no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, a 4ª Etapa do Circuito Feicorte NFT, evento que tem percorrido as principais capitais pecuárias do Brasil para levar informação, discussão e tecnologia a fim de aprimorar a eficiência na produção e comercialização da carne.
Nesta etapa, dentro da programação dos workshops, uma das novidades é a palestra do consultor Francisco Vila sobre “Sucessão Familiar – Estratégia para a sustentabilidade no negócio agropecuário”, um tema relevante para Rondônia que possui grande parte da pecuária do estado composta por pequenos produtores. O tema será ministrado no segundo dia do evento, dia 4 de outubro, às 10h40, e abordará aspectos humanos, jurídicos, mercadológicos e patrimoniais do processo de sucessão familiar.
A sucessão rural é uma tarefa inevitável, mas o processo sucessório pode ser preparado com calma, inteligência e participação, otimizando o negócio e suavizando os conflitos entre as gerações e entre os herdeiros. “Sucessão é um assunto obrigatório e não facultativo. Podemos decidir não tecnificar, ampliar ou diversificar nossa produção rural, no entanto, não podemos ‘fugir’ da tarefa de passar o bastão à próxima geração. Quanto maior for o prazo de preparação, mais suave será a mudança do presente para o futuro. Isto vale tanto para a evolução da família quanto para a trajetória do negócio”, explica o consultor.
Ainda segundo Vila, a sucessão demanda uma atuação simultânea em três frentes, de prever as mudanças estruturais no âmbito da família, do negócio rural e da evolução do patrimônio. “O desafio está na sincronização dessas três óticas que apresentam características, dinâmicas e prioridades distintas. Todo o processo começa com a conscientização sobre a necessidade de agir e sobre a natureza multifacetada da sucessão”.
O palestrante Francisco Vila é formado em Economia (Alemanha) e Gestão (EUA). Atua como consultor internacional de governos e empresas em diversos países, além de pesquisador e comentarista de temas ligados à agropecuária brasileira e membro de diversas associações e conselhos.
Além das palestras, o Circuito Feicorte terá uma feira de negócios com cerca de 30 empresas de referência em diversos segmentos da pecuária: frigoríficos, saúde, nutrição, pastagens, instituição financeira, associação de classe, rastreabilidade, software, irrigação, equipamentos e cercas.
As inscrições para a Etapa Ji-Paraná do Circuito Feicorte podem ser feitas pelo site www.agrocentro.com.br/circuitofeicorte/. A programação completa também está disponível no mesmo endereço. O valor do investimento é de R$ 200,00 para profissionais e R$ 100,00 para estudantes.
A etapa de Ji-Paraná do Circuito Feicorte NFT conta com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Social e da Associação Rural de Rondônia (ARR). Os patrocinadores Master são as empresas Nutron, Marfrig Group, MSD Saúde Animal, Banco Original e Dow AgroSciences. Tem como patrocinadores Gold Minerva Foods, Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Vétoquinol-FAGRA, Ouro Fino Agronegócio, Bellman Nutrição Animal, ArystaLifeSciense e Boa Safra. Os patrocinadores Silver são Philbro, CRI Genética, Rocha Irrigações, ABS Pecplan, Real H Nutrição e Saúde Animal, Taura, BML, Casale, Alltech, CRV Lagoa, BimedaMogivet e Beckhauser.
Sobre o Circuito Feicorte NFT
O Circuito Feicorte NFT é uma iniciativa do Agrocentro (que promove a Feicorte – Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne – em São Paulo há 19 anos) e a Nutrition for Tomorrow Alliance (aliança de marketing cooperativado formada por empresas da cadeia de proteína animal).
As três primeiras etapas realizadas em 2013 – Cuiabá (MT) em março, Palmas (TO) em maio e Campo Grande (MS) em julho – reuniram quase 4 mil participantes. Depois de Ji-Paraná, a última etapa dessa edição do evento será em Paragominas (PA).
Na primeira edição do Circuito Feicorte NFT em 2012 foram promovidas quatro etapas regionais (MT, BA, GO e MS), com a participação de 4 mil pessoas, representando mais de 17 milhões de cabeças de gado.
Mais informações: www.agrocentro.com.br/circuitofeicorte
Facebook: http://www.facebook.com/agrocentro.feiras
Fonte: Attuale Comunicação
◄ Leia outras notícias