Bovinos de Corte

Entidades da indústria e varejo farão parte do Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso - FAMATO e a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), representam o estado na junta.


Publicado em: 01/08/2012 às 17:30hs

Entidades da indústria e varejo farão parte do Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte

O Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte, da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), se reuniu, em Brasília, com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Estas entidades foram convidadas a fazer parte da comissão, que discute a organização da cadeia produtiva da carne bovina no país.

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso - FAMATO e a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), representam o estado na junta. De acordo com o presidente da Comissão de Pecuária de Corte da FAMATO, João Oliveira Gouveia Neto, que participou da reunião representando a entidade, o objetivo é construir uma agenda positiva para trabalhar a relação produtor, indústria e varejo. “Precisamos identificar todos os elos da cadeia e melhorar a relação entre eles, identificando os pontos divergentes e aplicando novas ações em conjunto. Nosso foco é que o pecuarista seja sempre valorizado, porém, trabalhando em conjunto, poderemos trazer benefícios para toda a cadeia, do produtor ao consumidor, ou como costumamos dizer do pasto ao prato”.

Entre as ações que vem sendo discutidas pelo Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte, estão a abertura de novos mercados para a carne brasileira, a criação de uma legislação sobre a classificação e a tipificação de carcaça bovina, a regulamentação do uso de novas tecnologias, a criação do seguro frigorífico (incidente nas indústrias que entram em recuperação judicial) e fomentar a criação de um fundo de marketing da carne bovina. “Estas ações já vêm sendo discutidas ao longo do ano. Por meio da FAMATO e da Acrimat, Mato Grosso, que possui o maior rebanho bovino do país, com 29 milhões de cabeças, está participando ativamente destes debates  junto com as demais entidades do setor produtivo e a CNA”, destaca Gouveia Neto.

A FAMATO, o SENAR-MT, o Imea e os 86 Sindicatos Rurais de Mato Grosso formam o Sistema FAMATO.

Fonte: Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso - FAMATO

◄ Leia outras notícias