Bovinos de Corte

Dez milhões de cabeças de gado na última rota do Acrimat em Ação

Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) está com uma equipe de 16 pessoas na estrada desde o dia 8 de março quando começou a segunda edição do projeto Acrimat em Ação e só termina no dia 29 de maio, depois de percorrer as 30 cidades mais influentes na produção de gado de corte do Estado


Publicado em: 21/05/2012 às 18:30hs

Dez milhões de cabeças de gado na última rota do Acrimat em Ação

Para atender todas as regiões mato-grossenses a caravana da Acrimat dividiu as viagens em quatro grandes rotas e assim andar pelas estradas mais de 10 mil quilômetros onde estão instaladas 60 mil fazendas e um rebanho de 12 milhões de cabeças.

Nesta segunda-feira, dia 21 de maio, começa a quarta e última rota nas regiões sudeste e nordeste de Mato Grosso, que detém um rebanho de 10 milhões de cabeças de gado segundo informações do Indea – Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, dados da campanha de vacinação do mês de novembro de 2011, quando todo rebanho é vacinado. Serão 8 municípios e mais de 6 mil quilômetros percorridos nessa rota atendendo produtores de 12.977 propriedades rurais registradas. “O estado de Mato Grosso é muito grande, assim como os problemas do setor”, pondera Luciano Vacari, superintendente da Acrimat e coordenador do projeto Acrimat em Ação.

Nas regiões sudeste e nordeste os principais problemas enfrentados pelos produtores de gado são os mesmos das demais regiões. A falta de frigoríficos para o abate e a morte de pastagem decorrente da severa seca de 2010 afetam em cheio a atividade pecuária. Dos 12 frigoríficos instalados nessas duas regiões 5 estão fechados, dos 7 em funcionamento, 4 são do grupo JBS. “A pressão é grande para o produtor na hora de vender o gado e a falta de opção para abater o boi gordo leva o preço da arroba para baixo”, analisa Vacari.

Nessa segunda edição do projeto a Acrimat também vai realizar uma pesquisa socioeconômica junto aos pecuaristas para traçar um perfil das propriedades rurais por região e saber quais as principais demandas do setor. Esta sendo feito ainda um relatório minucioso da situação da infraestrutura de cada município visitado, como as estradas e pontes, com coordenadas via GPS, e posteriormente entregue ao governo do estado e federal.

Em todos 30 municípios visitados são realizadas palestras padrão com assuntos do dia a dia do homem do campo. Os temas abordados foram sugeridos pelos próprios produtores. Entre eles esta o Programa ABC – Agricultura de Baixo Carbono; Manejo Sanitário; Sucessão Familiar; Perspectivas dos Negócios da Pecuária de Corte de Mato Grosso e Reforma de Pastagem. “O objetivo do Acrimat em Ação é pulverizar informações e nivelar o conhecimento dos produtores que detém o maior rebanho do Brasil, com ferramentas estratégicas para tomada de decisões e gestão da atividade, gerando melhores resultados nas ações planejadas”, disse o presidente da Acrimat, José João Bernardes.

Uma ação de sustentabilidade também esta sendo realizado durante o projeto. Serão plantadas 3 mil mudas de árvores nativas, sendo 100 em cada municípios. A expectativa é de que mais de 3 mil produtores participem do projeto que envolve uma equipe multidisciplinar da Acrimat e de parceiros, como a Ong do setor produtivo Ação Verde, o Banco do Brasil, Biogénesis Bagó, Feicorte, Governo Federal, 48a Expoagro em Cuiabá e Dow AgroSciences.

Fonte: Assessoria de imprensa da Acrimat

◄ Leia outras notícias