Bovinos de Corte

Crescimento do Abate de Bovinos em Goiás Atinge 23,9%

Aumento das exportações e novas oportunidades de mercado marcam o setor


Publicado em: 29/10/2024 às 11:50hs

Crescimento do Abate de Bovinos em Goiás Atinge 23,9%

Conforme divulgado na edição de outubro do boletim Agro em Dado, elaborado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) de Goiás, a prolongada seca durante a entressafra da bovinocultura brasileira está afetando a disponibilidade de animais criados a pasto, além de limitar o abate de fêmeas devido à proximidade do período reprodutivo. Este panorama tem resultando em uma maior liquidação de rebanhos, o que poderá facilitar a oferta de animais confinados nos meses subsequentes.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam um aumento significativo no volume de abates de bovinos nos primeiros seis meses de 2024. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, o Brasil apresentou um crescimento de 21%, enquanto Goiás destacou-se com uma elevação de 23,9%. A valorização da carne bovina, que vem se intensificando desde julho, superou os preços do ano passado a partir de agosto, impulsionada pela maior demanda interna e pelo desempenho robusto nas exportações, que devem alcançar recordes neste ano.

O boletim informa que, em agosto, o Brasil contabilizou o segundo maior volume de embarques do ano, com um total de 245,3 mil toneladas de carne bovina, representando um crescimento de 17,7% em relação ao mesmo mês de 2023. Em termos financeiros, as exportações atingiram US$ 1 bilhão, um aumento de 13,5%. Goiás contribuiu com um volume exportado de 34,2 mil toneladas, resultando em US$ 148,5 milhões, o que corresponde a aumentos de 8,3% e 6,1%, respectivamente. Esses resultados são reflexo tanto da ampliação da oferta quanto dos esforços do setor e do governo federal para diversificar os mercados destinatários da carne bovina brasileira.

Além disso, novas oportunidades foram recentemente anunciadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. O Brasil firmou um acordo com Papua Nova Guiné, que aprovou certificados sanitários para a importação de carne de aves e cortes bovinos desossados provenientes do Brasil. Os frigoríficos brasileiros habilitados para essa exportação passaram por inspeção e foram autorizados no ano anterior, conforme informado no boletim Agro em Dado.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias