Bovinos de Corte

Conheça os vencedores da 16ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, em Colatina (ES)

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e a Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN) anunciam os vencedores da 16ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, realizada nos dias 03 e 04 de setembro, no frigorífico Frisa, em Colatina (ES), com apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal


Publicado em: 18/09/2020 às 14:00hs

Conheça os vencedores da 16ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, em Colatina (ES)

“Avaliamos 486 animais, sendo 456 machos e 30 fêmeas. Entre os machos, o destaque foi a precocidade e a cobertura de gordura dos animais, sendo que 96,7% dos animais tinham até 2 dentes incisivos permanentes (em torno de dois anos de idade) e 96,5% tinham cobertura de gordura mediana ou uniforme. Além disso, 99% dos animais pesaram mais de 18 arrobas, sendo a média geral de 21,8 arrobas”, informa Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB, responsável pela avaliação.

O Melhor Lote de Carcaças de Machos da etapa foi de Dalton Dias Heringer, da Fazenda Horizonte (Pinheiro/ES), que recebeu a Medalha de Ouro, e assumiu a liderança parcial do Campeonato Nacional de Melhor Lote de Carcaças de Machos. “Participamos do Circuito há mais de 10 anos. Ganhamos a maioria das etapas no Espírito Santo e trabalhamos com o objetivo de estar em primeiro lugar em nível nacional. Separamos os melhores animais para participar do Circuito, mas ainda não atingimos nossa meta, que é fazer 100% dos pontos. Este ano foi uma grata surpresa assumir a liderança. É uma satisfação ter colocado nesse lote 100% de bois filhos de touros nossos. O Circuito demonstra qualidade, acabamento de carcaça e qualidade da carne para exportar para a União Europeia ou qualquer país do mundo. Além de saber que estamos contribuindo para valorizar o Nelore, mostrando sua maciez, cobertura de gordura e carne saborosa, e comprovar que é possível fazer animais com 20 meses e 23 arrobas, como foi o caso do nosso lote, em Colatina”, avalia o pecuarista Victor Miranda, do Nelore Heringer. 

A Medalha de Prata ficou com Arthur Arpini Coutinho, da Fazenda Paraíso (Mucurici/ES).

Quanto às fêmeas, 80% delas apresentaram até 2 dentes incisivos permanentes (em torno de dois anos de idade). Em termos de peso, 83% tinham mais de 13 arrobas – média de 13,7 arrobas. Em relação ao acabamento, 93% dos animais tinham cobertura de gordura mediana ou uniforme. 

O Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas, que levou a Medalha de Ouro, foi do pecuarista Carlos Tadeu Bastos da Rosa, da Fazenda da Divisa (São Domingos do Norte/ES), presidente da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN). “A etapa em Colatina é sempre diferenciada. Este ano conseguimos fazer um evento diferenciado devido à pandemia, sempre demonstrando a força desta etapa do Circuito Nelore, na qual cada campeonato a tabela muda, surgem novos campeões e acaba sendo um estímulo, pois os pecuaristas assistem e querem superar e entender o que o produtor que está ganhando está fazendo de diferente. Tenho acompanhado a evolução das carcaças, dietas, idades. É uma grande oportunidade de aprendizado e, com isso, é possível entender os mecanismos para melhorar as carcaças que queremos produzir, que o frigorífico deseja e o que o consumidor quer na mesa. Essa é a grande contribuição do Circuito Nelore de Qualidade. Como presidente da ACCN, coloquei um pequeno lote para participar desta etapa, aprendi bastante. Poderia ter me saído melhor, mas conseguimos ser campeões. Muito orgulho para mim e minha equipe. A raça Nelore tem condições de suprir qualquer tipo de carne de qualidade”, destaca o presidente da ACCN. 

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito cresce a cada ano: em 2020, estão previstas 40 etapas em 11 estados. Até o fim do ano, 25 mil animais devem ser avaliados, consolidando o Circuito Nacional de Qualidade como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Mais informações: www.nelore.org.br/circuitonelore

Fonte: Texto Assessoria

◄ Leia outras notícias