Bovinos de Corte

Circuito Nelore de Qualidade em Nova Andradina (MS) reúne mais de 400 animais machos

A unidade da Friboi no município sediou o evento


Publicado em: 18/09/2020 às 14:40hs

Circuito Nelore de Qualidade em Nova Andradina (MS) reúne mais de 400 animais machos

Nos dias 8 e 9 de setembro, a unidade da Friboi em Nova Andradina (MS) recebeu a 17ª Etapa do Circuito Nelore de Qualidade. A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e a Associação Sul-Matogrossense dos Criadores de Nelore (ASCN) divulgam a participação de 433 animais machos inteiros confinados. O Circuito tem apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

“Dos animais avaliados, 99% tinham até quatro dentes incisivos permanentes (menos de três anos de idade), e 76,5% tinham até dois dentes incisivos permanentes (cerca de dois anos de idade). Além disso, 97% dos animais pesaram mais de 18 arrobas, sendo a média de 21,1 arrobas. Em relação ao acabamento, 50% dos animais tinham cobertura de gordura mediana”, destaca Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB, responsável pelas avaliações.

A Medalha de Ouro Melhor Lote de Carcaças de Machos da etapa foi conquistada por Adilton Boff Cardoso, da Fazenda Segredo (Bataguassu/MS). O criador, que foi Campeão Nacional do Melhor Lote de Carcaças de Machos do Circuito 2019, assumiu a liderança parcial deste campeonato do Circuito 2020. 

"A Fazenda Segredo participa de um programa de melhoramento genético do Nelore voltado para a formação de boa carcaça, precocidade,  terminação e velocidade de ganho de peso. Isto é, animais que produzem muita carne, com bons rendimentos de carcaça no abate. O Circuito é nossa métrica de evolução.  Por isso, somos extremamente gratos à ACNB, que nos proporciona estas ferramentas para medir a evolução genética em nosso rebanho”, concordam Adilton Boff Cardoso, proprietário da Fazenda Segredo, e José Eduardo Pereira Lima, veterinário, gerente e responsável técnico pela propriedade.

José Joaquim de Souza Neto, da Fazenda Saudade (Nova Andradina/MS) ficou com a Medalha de Prata e Valtides Miliati, da Fazenda Dois Morrinhos (Nova Andradina/MS) conquistou a Medalha de Bronze. 

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção. 

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal, e cresce a cada ano. Em 2020, estão previstas a realização de 40 etapas em 11 estados. Até o fim do ano, 25 mil animais devem ser avaliados, consolidando o Circuito Nacional de Qualidade como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. 

Mais informações

Fonte: Texto Assessoria

◄ Leia outras notícias