Bovinos de Corte

Campos de Cima da Serra realiza o 1º Simpósio da Carne Devon

Cerca de 90 criadores de diferentes regiões do Brasil acompanharam as palestras


Publicado em: 24/01/2013 às 18:30hs

Campos de Cima da Serra realiza o 1º Simpósio da Carne Devon

Ampliar os conhecimentos técnicos, científicos e culturais sobre a qualidade da carne bovina produzida nos Campos de Cima da Serra e homenagear a raça Devon pelo seu aniversário de 100 anos de presença na região foram os principais objetivos do 1º Seminário Serrano sobre Pecuária de Corte, realizado em conjunto com o 1º Simpósio da Carne Devon. Os eventos ocorreram em 23 de janeiro, no galpão do CTG Alexandre Pato, e fizeram parte da programação da Festa Nacional do Churrasco e Rodeio Internacional de Lagoa Vermelha (RS), que irá até o próximo domingo (27/1).

Reconhecida nacionalmente como a Capital do Churrasco, o município de Lagoa Vermelha é um dos grandes produtores de pecuária de corte no RS. Palestrantes das mais diferentes áreas que envolvem a prática – engenharia agrônoma, veterinária, entre outras – participaram do Seminário, que procurou compreender as razões técnicas e científicas para a qualidade da carne produzida nos Campos de Cima da Serra. “Apresentamos aos convidados alguns números e dados referentes ao solo, ao clima, à água, ao campo nativo e às diversas interações que influenciam a produção de carne diferenciada e comprovam a alta qualidade presente na região”, afirma Aino Jacques, engenheiro agrônomo e um dos palestrantes do evento.

O 1º Simpósio da Carne Devon nos Campos de Cima da Serra teve como tema central os 100 anos de presença da raça na região. O primeiro exemplar foi dado de presente pelo lendário político Joaquim Francisco Assis Brasil em 1912 para o coronel Firmino Vieira Jacques, precursor da criação de Devon na região dos Campos de Cima da Serra e avô de Aino Jacques. O histórico da adaptabilidade e do processo de seleção genética da raça foi apresentado pelo médico-veterinário e vice-presidente Comercial da Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD), Henrique Ribas. “O patamar de qualidade alcançado hoje é fruto de um grande processo de seleção que permitiu ao Devon conquistar seu espaço entre os criatórios nacionais e internacionais”, disse Henrique.  

Toda a carne que será consumida nos cinco dias da Festa Nacional do Churrasco será da raça Devon, comercializada por quatro criadores de diferentes regiões do Estado. No final, foi assinado um protocolo de intenções entre a ABCD, o Núcleo de Criadores de Devon dos Campos de Cima da Serra e o CTG Alexandre Pato para dar seguimento a essa parceria nos próximos anos, tornando o Devon a carne oficial das futuras edições do evento. “O evento, além de prestar essa bonita homenagem aos 100 anos da raça na região, serviu para que debatêssemos a adaptação, a inserção mercadológica e o futuro do Devon na pecuária brasileira e mundial”, concluiu Gilson Hoffmann, presidente da ABCD.

Fonte: Moglia Comunicação

◄ Leia outras notícias