Publicado em: 05/09/2012 às 10:50hs
No mês passado, a Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat) identificou retração de 20,4% no rebanho confinado após conclusão do segundo Levantamento de Intenção de Confinamento, em comparação com o resultado obtido durante o primeiro estudo, realizado no mês de abril.
Diagnóstico mostrou que o rebanho confinado alcançaria 740,422 mil animais no 2º semestre deste ano, ante 929,942 mil estimados na sondagem realizada no 1º semestre. Redução na intenção de confinamento foi influenciada pela desvalorização na arroba do boi no período, situação que começa a mudar, observa o analista do Imea, Daniel Latorraca. Nos últimos 30 dias, a cotação na região Sudeste do Estado subiu 2,6%, alcançando R$ 82,73 a arroba. Na região Norte, a alta foi de 2,4% no período, iniciando o mês de setembro em R$ 83,28.
“Até julho o cenário foi positivo para o abate, mas não em relação aos preços”. Apesar da mudança, os produtores devem considerar as despesas com a engorda intensiva, alerta o superintendente da Acrimat, Luciano Vacari. “O preço do boi melhorou, mas os custos estão até piores”. Vacari explica que a valorização reflete a falta de animais no mercado físico, após um período de abate elevado.
Fonte: A Gazeta
◄ Leia outras notícias