Avicultura

XI Congresso da APA começa com discussões técnicas e presença de autoridades em Ribeirão Preto, SP

Quatro palestras marcaram o início do XI Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos na tarde desta terça-feira (19), em Ribeirão Preto, SP


Publicado em: 20/03/2013 às 12:50hs

XI Congresso da APA começa com discussões técnicas e presença de autoridades em Ribeirão Preto, SP

Organizado pela Associação Paulista de Avicultura, o evento contou com as apresentações de Bruno Pessamilio, coordenador de Sanidade Avícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que falou sobre os novos atos regulatórios para produção de ovos. Na sequência, discursou Fernando Rutz, da Alltech do Brasil, enfocando a fisiopatia do sistema ósseo de poedeiras. A tarde seguiu com a apresentação de Sadala Tfaile, que explicou as relações entre ambiência e produtividade na granja de poedeiras comerciais. A última palestra técnica do dia foi feita pela pesquisadora da Embrapa Suínos e Aves, Helenice Mazzuco. Ela discorreu sobre as boas práticas e biosseguridade em avicultura de postura.

A abertura oficial do XI Congresso da APA foi outro grande destaque do dia. Com a presença de várias autoridades, empresários e técnicos da avicultura, a cerimônia serviu como um alerta ao setor quando, o presidente da APA, Érico Pozzer, pediu a união de todos para preservar a produção de ovos e de carne de frango no Estado de São Paulo. “Temos que proteger a nossa capacidade de ganhar dinheiro”, disse. A declaração veio na sequência de seus comentários sobre o desempenho do setor em 2012, que, segundo ele, foi muito difícil e humilhante. “Tivemos muitas dificuldades por conta dos preços do milho e da soja, que ficaram nas alturas. O produtor teve que pagar para produzir o seu frango”.

A mesa das autoridades contou com as presenças da secretária da Agricultura do Estado de São Paulo, Mônica Bergamaschi, do deputado federal Vítor Sapienza, dos empresários Leandro Pinto e Altino Loyola, e de representantes das entidades avícolas brasileiras como Ariel Antonio Mendes e Roberto Pessoa.

A novidade deste XI Congresso ficou por conta da sua Presidência. Pela primeira vez, um mineiro presidiu o Comitê Organizador do evento. O empresário Leandro Pinto, diretor presidente da Granja Mantiqueira e membro do Conselho Administrativo do Instituto Ovos Brasil, foi convidado pela APA para ocupar o cargo nesta organização. “Queremos formar um evento mais forte, em nível nacional, para a cadeia produtiva de ovos. Por isso fiquei feliz e aceitei o convite da associação paulista para participar deste Congresso”, resumiu Leandro.

Nesta quarta-feira (20), o Instituto Ovos Brasil fará uma assembleia dentro do XI Congresso de Ovos. Algumas alterações em seu quadro de Conselheiros e de gestores poderão ser feitas. Mas nada, até o momento, foi revelado ou confirmado. A equipe do OvoSite e do AviSite está acompanhando a programação e todas as atividades deste XI Congresso. Confira outras novidades ao longo do dia.

Fonte: Assessoria de Imprensa Congresso APA

◄ Leia outras notícias