Publicado em: 20/09/2012 às 09:50hs
Mas esse resultado vai ficando para trás e, em 2012, a participação venezuelana tende a ser inferior à de exercícios anteriores. Eventualmente, agosto pode ter sido o último mês em que o vizinho país aparece no grupo dos 10 principais importadores, pois no cômputo dos oito primeiros meses do ano já recuou para a 10ª posição.
A principal indicação nesse sentido vem do volume de carne de frango importado nos últimos dois meses – menos de 2 mil toneladas em julho, 4,5 mil toneladas em agosto. Contra, por exemplo, 22,2 mil toneladas em outubro do ano passado.
Curiosamente, porém, essa queda nas importações não se restringe à carne de frango, está presente com a mesma intensidade nas compras de ovos férteis para a produção de pintos de corte, item em que a Venezuela vinha sendo o principal consumidor externo do produto brasileiro.
Assim, se o volume de carne de frango importado pela avicultura venezuelana em agosto passado foi cerca de 80% menor que o de outubro de 2011, na importação de ovos férteis esse índice de redução sobe para 85%.
Surpresa? Não para quem acompanhou o movimento ocorrido naquele país entre maio e junho deste ano, quando a avicultura venezuelana se manifestou publicamente, declarando estar capacitada a atender totalmente a demanda interna. Pelo encaminhar da situação, a resposta àquela questão logo será “sim”.
Fonte: Avisite
◄ Leia outras notícias