Avicultura

UFs líderes na expansão do abate de frangos no primeiro trimestre

Dados do IBGE apontam que oito estados responderam por 93% do aumento registrado


Publicado em: 02/07/2012 às 12:40hs

UFs líderes na expansão do abate de frangos no primeiro trimestre

Os dados recentes do IBGE mostraram que no primeiro trimestre deste ano o volume de carne de frango produzido em estabelecimentos sob inspeção manteve o mesmo ritmo otimista observado em tempos áureos e aumentou 6,2%, passando de cerca de 2,777 milhões de toneladas para perto de 2,949 milhões de toneladas. Como o adicional produzido andou por volta das 172 mil toneladas, cabe perguntar: que Unidades Federativas foram responsáveis por essa expansão?

Os mesmos dados do IBGE apontam que oito estados responderam por 93% do aumento registrado. Ou, pela ordem (conforme o volume adicional produzido no trimestre), Paraná, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Com certeza não surpreende a ninguém o fato de os maiores aumentos provirem dos três estados do Sul (RS, SC e PR) e de dois estados do Sudeste (SP e MG), porquanto os cinco são os maiores produtores do País e, em conjunto, responderam por 80% do volume abatido sob inspeção no trimestre.

Surpresa, sim, é constatar que o segundo maior aumento – em volume absoluto – ocorreu no Mato Grosso, estado que (considerado o abate inspecionado) se encontra na sétima posição e respondeu (primeiro trimestre) por não mais que 5% de todo o abate inspecionado.

Mas a surpresa não para aí. Pois, contrapondo o volume de carne produzida ao número de cabeças abatidas, chega-se à conclusão de que o frango abatido no Mato Grosso no primeiro trimestre de 2012 alcançou peso médio de 2,487 kg, um dos maiores registrados no Brasil. Também, uma clara indicação de abates tardios, ou seja, com idade superior ao que é normal.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias